Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874Palavras-chave:
habilidades sociais, formação de professores, pré-escolaresResumo
A busca por estratégias de intervenção em habilidades sociais na Educação Infantil que sejam eficazes, viáveis, parcimoniosas e com aceitabilidade pelos educadores constitui um problema de pesquisa. Esforços nessa direção podem contribuir para a integridade da intervenção e, assim, para resultados mais efetivos e generalizáveis. Este estudo buscou descrever indicadores de aceitabilidade e avaliação dos professores sobre impacto de um programa de formação, com promoção de habilidades sociais, habilidades sociais educativas e habilidades sociais na infância. Participaram 14 professoras. Os resultados mostraram avaliação positiva das professoras nos indicadores relacionados à aceitabilidade, bem como na percepção de impacto sobre seu próprio desempenho e de seus alunos. Os dados obtidos apontam para aspectos de aprimoramento do programa e sua potencialidade e flexibilidade para promover habilidades sociais educativas e infantis que pode ser disponibilizado para escolas de Educação Infantil, de modo a atender às demandas sociais e legais para a qualidade da primeira infância.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.