Loucos por Ler: Oficinas Expressivas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.69819

Palavras-chave:

centro de atenção psicossocial infantojuvenil - capsij, oficinas expressivas, linguagem, leitura, escrita

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os significados da leitura e escrita para adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do município de São Paulo, por meio do acompanhamento de um trabalho com oficinas expressivas e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com uso de diário de campo. A leitura e a linguagem escrita foram entendidas como objetos culturais, promotores da interação social e capazes de auxiliar na superação de crises, conforme pesquisas da antropóloga Michèle Petit. Nos grupos, eram realizados jogos, leitura de textos de diferentes gêneros discursivos e atividades de escrita, além de visitas a equipamentos culturais. A análise dos dados inspirou-se na obra de Mikhail Bakhtin. O estudo permitiu compreender aspectos singulares do ato de ler para cada participante e possibilitou ainda produções escritas mais significativas e com função social. Um desdobramento do estudo foi a realização de um novo ciclo de oficinas, que expôs as produções dos usuários no espaço de convivência do serviço.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

D’Urso, L. A., & Jurdi, A. P. S. (2022). Loucos por Ler: Oficinas Expressivas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(3), 1184–1202. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69819

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento