O Espaço da Psicologia Organizacional e do Trabalho nos Cursos do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.69560

Palavras-chave:

formação profissional, ensino superior, psicologia organizacional e do trabalho

Resumo

Apesar da reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, alguns estudos publicados no cenário nacional ainda demonstram a presença de pouco espaço disponível para a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no processo formativo dos psicólogos no Brasil. O estudo pretende identificar o espaço disponibilizado ao ensino da POT no processo formativo, a partir da caracterização das grades curriculares dos 162 cursos de Psicologia do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados consistiu em uma pesquisa realizada nos sites das Instituições de Ensino Superior para averiguação das matrizes curriculares. Os cursos apresentaram 0 a 24 disciplinas com uma média de 2,81 disciplinas por curso e 8,2% de espaço voltado às disciplinas e estágios em POT. Há pouco espaço na grade curricular para o ensino de POT. Não houve diferenças significativas entre os resultados das IES públicas e privadas. Houve uma ampliação do ensino da POT de um enfoque técnico e individualista para um enfoque mais sistêmico e político.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

Toledo e Silva, L. A. de, & Cardoso, H. F. (2022). O Espaço da Psicologia Organizacional e do Trabalho nos Cursos do Estado de São Paulo. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(3), 1021–1040. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69560

Edição

Seção

Psicologia Social