Avaliação de Efetividade de Programa de Compreensão Leitora - Resultados da Intervenção no Quinto Ano Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64042

Palavras-chave:

compreensão de leitura, avaliação de leitura, intervenção em compreensão de leitura, funções executivas

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da aplicação do programa LE (Leitura Compreensiva e Encantamento - Formando Leitores Motivados e Competentes) em alunos de quinto ano (escolas públicas). Participaram 64 crianças (29 meninas; 35 meninos; média de idade 10 anos), distribuídas em duas classes controle e duas experimentais. A professora responsável por essas últimas recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades que giram em torno de dois núcleos principais e integrados: componentes da compreensão de leitura e funções executivas. Os estudantes foram avaliados antes e depois da intervenção em medidas de leitura (reconhecimento de palavra, fluência e compreensão de leitura), e em tarefas neuropsicológicas (funções executivas). Participantes do programa apresentaram pontuações superiores em relação às crianças do grupo controle na avaliação de acompanhamento em medidas de compreensão de leitura e funções executivas, com tamanhos de efeito variando de médio (d de Cohen = 0,56) para alto (d = 0,92). Conclui-se (1) pela efetividade do programa, destacando-se o baixo nível socioeconômico da amostra, variável relacionada com baixos níveis de leitura; (2) por sua aplicabilidade na escola, dada a implementação bem sucedida por uma professora junto a classes inteiras.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Corso, H. V., & Piccolo, L. da R. (2021). Avaliação de Efetividade de Programa de Compreensão Leitora - Resultados da Intervenção no Quinto Ano Escolar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1703–1727. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64042

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização