Avaliação de Efetividade de Programa de Compreensão Leitora - Resultados da Intervenção no Quinto Ano Escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.64042Palabras clave:
compreensão de leitura, avaliação de leitura, intervenção em compreensão de leitura, funções executivasResumen
O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da aplicação do programa LE (Leitura Compreensiva e Encantamento - Formando Leitores Motivados e Competentes) em alunos de quinto ano (escolas públicas). Participaram 64 crianças (29 meninas; 35 meninos; média de idade 10 anos), distribuídas em duas classes controle e duas experimentais. A professora responsável por essas últimas recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades que giram em torno de dois núcleos principais e integrados: componentes da compreensão de leitura e funções executivas. Os estudantes foram avaliados antes e depois da intervenção em medidas de leitura (reconhecimento de palavra, fluência e compreensão de leitura), e em tarefas neuropsicológicas (funções executivas). Participantes do programa apresentaram pontuações superiores em relação às crianças do grupo controle na avaliação de acompanhamento em medidas de compreensão de leitura e funções executivas, com tamanhos de efeito variando de médio (d de Cohen = 0,56) para alto (d = 0,92). Conclui-se (1) pela efetividade do programa, destacando-se o baixo nível socioeconômico da amostra, variável relacionada com baixos níveis de leitura; (2) por sua aplicabilidade na escola, dada a implementação bem sucedida por uma professora junto a classes inteiras.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.