A COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL E O APARENTE CONFLITO DE LEIS

Autores

  • Felipe Sartório de Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nevitton Vieira Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Relações Jurídicas. Conflito Aparente de Normas. Cooperação Jurídica Internacional. Homologação de Sentenças Estrangeiras. Hierarquia dos Tratados Internacionais.

Resumo

RESUMO

Decorrentes da crescente circulação de pessoas, bens e serviços, as relações jurídicas com elementos de estrangeiria tornaram-se cada vez mais constantes, requerendo dos Estados auxílio mútuo para a efetiva prestação da tutela jurisdicional.  A cooperação jurídica entre os Estados nacionais afigura-se, nesse contexto, tema de grande desenvolvimento, tendo, no Brasil, os tratados internacionais como sua principal fonte normativa. Em razão de a Constituição Federal de 1988 ter-se limitado a estabelecer a competência da Corte responsável por tramitar e julgar o processo homologatório de decisões estrangeiras, torna-se inevitável a ocorrência de conflitos de normas, cuja análise constitui o objeto deste trabalho.

 

PALAVRAS CHAVE: Relações Jurídicas. Conflito Aparente de Normas. Cooperação Jurídica Internacional. Homologação de Sentenças Estrangeiras. Hierarquia dos Tratados Internacionais.

Biografia do Autor

Felipe Sartório de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

  • Graduando em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro-fundador do Núcleo de Estudos em Arbitragem e Processo Internacional (NEAPI).

Nevitton Vieira Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

  • Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Monitor de Direito Internacional Público. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro-fundador do Núcleo de Estudos em Arbitragem e Processo Internacional (NEAPI).

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Melo, F. S. de, & Souza, N. V. (2013). A COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL E O APARENTE CONFLITO DE LEIS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 12(12). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/8674