OS PRINCÍPIOS DA SOLIDARIEDADE E DA COOPERAÇÃO PROCESSUAL: SUAS INTERFACES JURÍDICAS

Autores

  • Nikolai Bezerra Frio Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Marcos Caprio Fonseca Soares Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.64229

Palavras-chave:

Direito, princípios, cooperação, solidariedade, boa-fé objetiva

Resumo

A presente pesquisa objetiva verificar os efeitos jurídicos do princípio da solidariedade sobre o modelo processual baseado no princípio da cooperação processual. Apesar do que tem sido defendido pela doutrina, a consonância jurídica entre os dois conceitos não decorre de uma influência direta, mas da mediação oportunizada pela boa-fé processual que, quando passa a adentrar no modelo cooperativo, espraia os efeitos do princípio da solidariedade. Assim, procurou-se demonstrar um falseamento à visão científica existente quanto à correlação direta havida entre os dois conceitos, de modo a estruturar e organizar a conformação jurídica de ambos, segundo uma metodologia hermenêutica-filológica. Como resultado, identificou-se os limites da eficácia do princípio da solidariedade sobre o modelo cooperativo processual.

Biografia do Autor

Nikolai Bezerra Frio, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Direitos Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Advogado. Pelotas/RS, Brasil. E-mail: nikolai_bezerra@hotmail.com.

Marcos Caprio Fonseca Soares, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Advogado. Pelotas/RS, Brasil. E-mail: capriofonseca@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Bezerra Frio, N., & Caprio Fonseca Soares, M. (2022). OS PRINCÍPIOS DA SOLIDARIEDADE E DA COOPERAÇÃO PROCESSUAL: SUAS INTERFACES JURÍDICAS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.64229