STANDARDS PROBATÓRIOS E TUTELAS DE URGÊNCIA

Autores

  • Tiago Bitencourt De David Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Gustavo Henrique Pacheco Belucci Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.62633

Palavras-chave:

devido processo legal, processo civil, direito probatório, standards probatórios, tutela provisória

Resumo

Diante do crescente interesse doutrinário e jurisprudencial sobre os standards probatórios, o presente artigo examina sua aplicação nas tutelas provisórias. O estudo aborda aspectos relevantes da cognição como pressuposto base para o desenvolvimento do raciocínio acerca dos standards probatórios para, em seguida, tratar da cognição sumária, preparando-se campo para estabelecer uma relação entre as tutelas provisórias e os standards probatórios. Da pesquisa realizada mediante a revisão bibliográfica nacional e estrangeira, cotejada com a experiência jurisprudencial e com o exame das fontes legais, resultou a constatação de que o legislador erigiu expressamente apenas a probabilidade (lógica) e que a gravidade da lesão sofrida pelo autor e a intensidade da medida jurisdicional eventualmente deferida são fatores que influenciam diretamente na fixação do standard probatório.

Biografia do Autor

Tiago Bitencourt De David, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando em Direito (PUCSP). Mestre em Direito (PUCRS). Especialista em Direito Processual Civil (UNIRITTER). Especialista em Contratos e Responsabilidade Civil (Verbo Jurídico). Pós-graduado em Direito Civil pela Universidad de Castilla-La Mancha (Toledo / Espanha). Bacharel em Filosofia (UNISUL). Juiz Federal Substituto na Terceira Região. E-mail: tiagobd@hotmail.com. São Paulo/SP, Brasil.

Gustavo Henrique Pacheco Belucci, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

3 Doutorando em Direito Processual Civil (PUCSP). Mestre em Direito Processual Civil (PUCSP). Advogado em São Paulo, SP, Brasil. E-mail: gustavo.belucci@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

De David, T. B., & Belucci, G. H. P. (2022). STANDARDS PROBATÓRIOS E TUTELAS DE URGÊNCIA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.62633