ATIVISMO JUDICIAL E SUAS MÚLTIPLAS DEFINIÇÕES

Autores

  • Marco Félix Jobim PUCRS
  • Zulmar Duarte de Oliveira Junior CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2021.62269

Palavras-chave:

Ativismo Judicial – Poder Judiciário – Criação do Direito – Autocontenção Judicial.

Resumo

O tema do ativismo judicial tem crescido cada dia mais no Brasil, não sendo poucos os trabalhos acadêmicos já existentes, mas também não tanto em volume. O estudo pretende demonstrar a existência do já iniciado debate em solo brasileiro, tendo como objeto a perquirição de qual o melhor conceito para saber da utilidade, ou não, da serventia da expressão. Não esquecem os autores da análise na literatura estrangeira, em especial a estadunidense, berço da criação da expressão judicial activism.

Biografia do Autor

Marco Félix Jobim, PUCRS

Mestre, Doutor, com estágio de Pós-doutor em Direito na Universidade Federal do Paraná (2015-2017). Professor Adjunto da Escola de Direito da PUC-RS na graduação, especialização, mestrado e doutorado. Coordenador da Especialização em Processo Civil e do Núcleo de Processo Civil da Escola de Direito da PUC-RS. Advogado. Secretário Adjunto do IBDP no Rio Grande do Sul Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Jobim, M. F., & Oliveira Junior, Z. D. de. (2021). ATIVISMO JUDICIAL E SUAS MÚLTIPLAS DEFINIÇÕES. Revista Eletrônica De Direito Processual, 22(3). https://doi.org/10.12957/redp.2021.62269