A CLÁUSULA ASSECURATÓRIA NOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Autores

  • Bráulio Chagas Pighini
  • Magno Federici Gomes PUC Minas

Palavras-chave:

Justiça do Trabalho, Denunciação da lide, Ação regressiva, Contratos, Título executivo

Resumo

Este artigo abordará a aplicabilidade e instrumentalização das cláusulas assecuratórias que visam ao devido ressarcimento de quantias pagas, em razão de reclamatórias trabalhistas ajuizadas por funcionários de empresas prestadoras de serviços em face de suas contratantes. Trata-se de pesquisa teórico-documental, que utilizou adoutrina e jurisprudência pertinente sobre o tema. Foi verificado que a denunciação da lide é incabível na Justiça do Trabalho, devendo se restringir à proteção dos interesses do trabalhador. Por sua vez, a ação regressiva, ainda que viável, mostra-se incompatível comos fins almejados pelas relações empresariais, entre eles, a celeridade, ante o nãocabimento da execução imediata. Deste modo, apontou-se como alternativa cabível e eficaz a cláusula assecuratória, pois, atendendo criteriosamente aos requisitos legais, pode ser executada de forma mais rápida.

Biografia do Autor

Bráulio Chagas Pighini

Advogado do departamento contratual/societário daManhães Moreira/Advogados (São Paulo) – Graduadopela PUC/MG, Pós Graduado em Direito e Processo doTrabalho pela UFG/RJ, Pós Graduando em DireitoContratual pela Fundação Getúlio Vargas/SP.

Magno Federici Gomes, PUC Minas

Pós-doutor em Direito Público e Educação pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Pós-doutor em Direito Civil e Processual Civil, Doutor em Direito e Mestre em Direito Processual, pela Universidad de Deusto-Espanha. Mestre em Educação pela PUC Minas. Coordenador do curso de Direito da Faculdade Padre Arnaldo Janssen. Professor do Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário UNA.Professor Adjunto da PUC Minas. Advogado Sócio do Escritório Raffaele & Federici Advocacia Associada.

Downloads

Publicado

2016-01-11

Como Citar

Chagas Pighini, B., & Federici Gomes, M. (2016). A CLÁUSULA ASSECURATÓRIA NOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 10(10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20339