CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANO DE AULA SOBRE FAKE NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69899

Palavras-chave:

Cibercultura. Educação Básica. Fake News. Educação de Jovens e Adultos. Plano de Aula

Resumo

O fenômeno das fake news tem prejudica a presente sociedade brasileira, interferindo na efetivação da democracia na medida em que resulta na desinformação. Nesse sentido, entende-se que a Educação Básica precisa apropriar-se dos processos tecnológicos e comunicacionais da cibercultura. Esse artigo apresenta um plano de aula para a educação de jovens e adultos sobre Fake News e desinformação. A abordagem metodológica é qualitativa, na qual utilizou-se a revisão de literatura, sobre fake news e educação de jovens e adultos, contribuições da temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca ser necessário desenvolver nos educandos habilidades para analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas em redes sociais, bem como, uma reflexão ação sobre a prática pedagógica a partir do plano de aula. Como resultado, uma proposta para ensino híbrido, sobre produção de sentido em textos que circulam no campo de atuação na vida pública.

Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela UFBA(2002), Doutora em Educação (2010) - UFBA. É professora da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) na UFBA. É líder do Grupo de Pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (Didatec)

Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação (UFBA). Graduado em Jornalismo UNIFACS (2022). Graduando da Licenciatura em Pedagogia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (Didatec).

Emanoel Nogueira Ramos, Professor da Rede Estadual do Mato Grosso

Licenciado em Teatro pela UFBA (2003) e em Pedagogia pela UNINTER (2019). Mestre em Educação pela Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis (2013); Doutorando em Ciências da Educação (UFMG).

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; RAMOS, Emanoel Nogueira. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANO DE AULA SOBRE FAKE NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 52–66, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.69899. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/69899. Acesso em: 25 abr. 2024.