MECANISMOS DE CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DA IGNORÂNCIA: O COTIDIANO DE UM GRUPO ANTI-VACINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69353

Palavras-chave:

agnotologia, cultura da ignorância, fake news

Resumo

Pesquisa que apresenta e discute o conceito de agnotologia, a consolidação da cultura da ignorância e sua proliferação por meio das tecnologias digitais, especialmente àquelas que, por meio da internet, possibilitam a divulgação de mensagens em massa nas redes sociais. Discute-se os mecanismos utilizados por alguns segmentos da sociedade, tais como, o político, o econômico e o religioso, para atacar e descontruir o conhecimento científico legitimado ao longo dos tempos. Como trabalho empírico, apresenta-se a análise de mensagens de um grupo de Telegram com aproximadamente 2600 integrantes em que se evidência a construção e disseminação de notícias falsas sobre vacinas e tratamento precoce contra a Covid-19. Os resultados mostram que pelas postagens do grupo circulam materiais e conteúdo nos quais utiliza-se o recurso da criação da dúvida, do conflito, de propagandas institucionalizadas, do apelo emocional e da divulgação de notícias verdadeiras imiscuídas entre as falsas para dar credibilidade à desinformação que se pretende espraiar.  Por fim, reafirma-se o papel do Ensino de Ciências, bem como a importância do letramento científico e midiático para o combate da agnotologia.

Biografia do Autor

Matheus Lincoln Borges dos Santos, USP

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná e bacharel em Engenharia Elétrica pela Pontificia Universidade Católica do Paraná.

Referências

BLACK, Jay. The ethics of propaganda and the propaganda of ethics. In: The handbook of mass media ethics. Routledge, 2008. p. 144-162.

BRANDT, Deborah. Sponsors of literacy. College composition and communication, v. 49, n. 2, p. 165-185, 1998.

COOLEY, Charles Horton; RIEFF, Philip. Social organization: A study of the larger mind. Routledge, 2017.

DUGGAN, M. et al. Frequency of Social Media Use. Pew Research Center; 2014.

Gramlich, J. 10 facts about Americans and Facebook. Pew Research Center. 2019. Disponível em https://www.pewresearch.org/fact-tank/2019/05/16/facts-about-americans-and-facebook/. Acessado em 31 de agosto de 2021.

GRASSWICK, Heidi E. (Ed.). Feminist epistemology and philosophy of science: Power in knowledge. Springer Science & Business Media, 2011.

HUSSAIN, Azhar et al. The anti-vaccination movement: a regression in modern medicine. Cureus, v. 10, n. 7, 2018.

MCINTYRE, Lee. Post-truth. MIt Press, 2018.

O'NEIL, Cathy. Weapons of math destruction: How big data increases inequality and threatens democracy. Crown, 2016.

PAPPAS, S. Evolution, climate and vaccines: why Americans deny science. Live Science. 2017

Price, R. (2018). The power of propaganda in World War II. Disponível em: https://www.sagu.edu/thoughthub/the-power-of-propaganda-in-world-war-ii. Acessado em 23 Agosto de 2021.

PROCTOR, Robert N. Agnotology: A missing term to describe the cultural production of ignorance (and its study). Agnotology: The making and unmaking of ignorance, p. 1-33, 2008.

Ray, A. The history and evolution of cell phones. The Art Institutes, Disponível em https://www. artinstitutes.edu/about/blog/the-history-and-evolution-of-cell-phones. 2015. Acessado em 23 Agosto 2021.

ROSE, Lydia et al. BRAIN-BASED LEARNING FOR ACCELERATED ONLINE EDUCATIONAL PROGRAMS AS A FOUNDATION FOR RESISTANCE OF PREDATORY PRACTICES ON THE “TIME-POOR”. Knowledge Cultures, v. 5, n. 02, p. 144-162, 2017.

ROSE, Lydia; BARTOLI, Teresa. Agnotology and the epistemology of ignorance: a framework for the propagation of ignorance as a consequence of technology in a Balkanized media ecosystem. Postdigital Science and Education, v. 2, n. 1, p. 184-201, 2020.

SINCLAIR, Christine; HAYES, Sarah. Between the post and the com-post: examining the postdigital ‘work’of a prefix. Postdigital Science and Education, v. 1, n. 1, p. 119-131, 2019.

VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

BORGES DOS SANTOS, Matheus Lincoln; LEITE, Alvaro Emilio; LAMBACH, Marcelo. MECANISMOS DE CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DA IGNORÂNCIA: O COTIDIANO DE UM GRUPO ANTI-VACINA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 198–209, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.69353. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/69353. Acesso em: 24 abr. 2024.