LETRAMENTO EM REDE: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO CAMINHO PARA REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68289

Palavras-chave:

Letramento em rede, Fake news, Redes sociais.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o letramento em redes sociais buscando ampliar o entendimento acerca do letramento digital como fenômeno social, bem como compreender como as redes sociais digitais se configuram enquanto instrumentos para prática de letramento.  A partir desse pressuposto, este estudo apresenta o resultado da aplicação de uma proposta  metodológica conduzida por meio de uma live, na plataforma youtube, com o intuito de fomentar reflexões sobre os impactos das fake news nas redes sociais, como prática de letramento em rede, já que o volume de informações muda constantemente. Este trabalho foi construído a partir de pesquisas bibliográficas e está embasado em referenciais teóricos  postulados  por Santaella (2013), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Coscarelli (2017),  Rojo (2013),  Castells (1999, 2003), Filho (2018),  entre outros. Após a experiência da live e o feedback das atividades postadas pelos partícipes, foi possível verificar o envolvimento dos mesmos com a proposta da atividade. Constatou-se que os participantes reconhecem a importância de se alertar as pessoas sobre os impactos nocivos das fake news na sociedade. Nesse sentido, as considerações pautadas neste trabalho, que visa práticas pedagógicas moduladas na utilização das tecnologias digitais, se apresentam como caminho promissor para (re)pensar a educação e, consequentemente, as ações mediadas nas ambiências digitais.  De forma dinamizada,   os participes foram conduzidos ao reconhecimento das   novas relações e desafios que os acompanham quando entram em interatividade no ciberespaço,  construindo, assim, competências  promissoras para lidar com as informações  veiculadas  no universo digital.

Biografia do Autor

Márcia Maria Vieira da Silva

Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) - Especialista em Metodologia, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB - Licenciada em Letras Vernáculas pela UCSAL.

André Luiz Souza da Silva (Betonasi), Universidade do Estado da Bahia: Salvador, BA, BR

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Estado de São Paulo - USP; Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA .

Cláudia Norberta dos Santos Amaral

Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) - Especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão UNEB – Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) UNEB.

Kathia Marise Borges Sales, Universidade do Estado da Bahia: Salvador, BA, BR

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil(2013). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia , Brasil .

Uilma Brito das Mercês

Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) – Especialista em Metodologia da Educação Superior (FBB) – Licenciada em Letras Vernáculas  (UCSAL).

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, Márcia Maria; SOUZA DA SILVA (BETONASI), André Luiz; DOS SANTOS AMARAL, Cláudia Norberta; BORGES SALES, Kathia Marise; BRITO DAS MERCÊS, Uilma. LETRAMENTO EM REDE: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO CAMINHO PARA REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 67–88, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.68289. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/68289. Acesso em: 25 abr. 2024.