FAKES NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID LETRAS: LEITURA E AÇÕES (AUTO)FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68247

Palavras-chave:

Pibid Letras. Educação Básica. Formação leitora. Educação on-line. Fake News.

Resumo

Este texto é resultado da experiência gestada colaborativamente no Pibid Letras na Universidade do Estado da Bahia nas aulas de Língua Portuguesa com ênfase nas ações (auto)formativas da leitura a fim de contribuir para uma formação leitora crítica que toma como centralidade temas atuais do cotidiano dos/das estudantes de educação básica, a inserção de atividades e ações (auto)formativas. O objetivo central é apresentar a experiência realizada no combate às fake news, numa ação de co-docência implicada, cuja rede colaborativa, toma a experiência e a leitura como formação. De natureza qualitativa o estudo assume a pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos e como dispositivo de produção de dados e analítico a inspiração cartográfica. Adotou-se, como corpus de análise o conjunto de produções imagéticas, da experiência do Pibid Letras. Os resultados apontam evidências de aprendizagens, e pistas de coautoria e cocriação, propiciadas aos estudantes e docentes, em virtude da ambiência favorável e desafiadora, tais como: imersão em ambiências híbridas, aprendizagens diferenciadas em que fomos instados a exercitar e experimentar juntos na educação on line diante da concepção de aula em co docência. Apontaram ainda os (re)planejamentos e inflexões realizadas no processo, sobretudo para suscitar a leitura crítica das fake news, considerando a escuta sensível dos distintos pontos de vista dos sujeitos envolvidos, o debate democrático, atentando para os princípios epistemológicos e organizativos da metodologia de trabalho adotada no Pibid, produzindo nas aulas a (auto) formação fronteiriça universidade e educação básica.

Biografia do Autor

Ana Lucia Gomes da Silva, Universidade Estadual da Bahia

 Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Realizou Estágio de Pós-doutorado pela UFTM. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB. Graduada em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia.

Mirena Umbuzeiro Guimarães Neta, Universidade do Estado da Bahia- Uneb

Departamento de Ciências Humanas- DCH IV/ Jacobina.

Letras Língua Portuguesa e Literaturas

Referências

AGÊNCIA, Senado. “Divulgação de 'fake news' pode passar a ser punida com até três anos de reclusão”. Senado Notícias: 2018. Disponível em: Divulgação de 'fake news' pode passar a ser punida com até três anos de reclusão — Senado Notícias. Senado Notícias. Acesso em: 12.06.2022.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992, p. 25-48.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol.4. São Paulo: Editora 34, 2012, 2 ed. 200 p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2007.

FAGUNDES, Vanessa Oliveira, et al. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas [online]. 2021, v. 16, n. 1 [Acessado 25 Maio 2022] , e20200027. Disponível em: . Epub 14 Maio 2021. ISSN 2178-2547. https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0027.

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2020, v. 26 [Acessado 25 Maio 2022] , e 2018. Disponível em: . Epub 10 Jul 2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200018.

LOUREIRO, Robson e GONÇALVES, Emerson Campos. (Semi)formação no contexto das Fakes news e da pós-verdade na sociedade excitada - de adorno a turcke. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 25 Maio 2022] , e 225778. Disponível em: . Epub 15 Jan 2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698225778.

MIRANDA, Lopes Leonardo. CALDAS, Heloisa. Considerações psicanalíticas sobre a pós-verdade e as malditas fake news 2021. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, 24(3), 560-574, set. 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Acesso em: 23.05.2022

SANTOS, Edméa. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 192 p.

ISBN: 978-65-5869- 636-0 [Impresso] e 978-65-5869-668-1 [Digital].

SAMPAIO, Rosana; MANCINI, MC . Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, Belo Horizonte: MG, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Paradigmas? cuidado com eles. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2 ed. RJ: Lamparina editora, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Emani F. Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

SILVA, Ana Lucia Gomes da; NETA, Mirena Umbuzeiro Guimarães. FAKES NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID LETRAS: LEITURA E AÇÕES (AUTO)FORMATIVAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 210–236, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.68247. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/68247. Acesso em: 25 abr. 2024.