PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67483

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação. Fake news. Práticas de Leitura. Interdisciplinaridade.

Resumo

O avanço exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilitou a ampliação da coletividade de indivíduos na discussão sobre notícias jornalísticas, como também forneceu as condições para o incremento da disseminação de fake news. Nesse contexto, identificamos a ambiguidade das TIC que, tanto servem para estimular a produção de conhecimento, como apresentam desafios para ações pedagógicas na escola (BAUMAN, 1999, 2009). A partir desse cenário, a escrita deste artigo teve por objetivo analisar os conceitos de informação, conhecimento e fake News, com vistas a descrever como as práticas de leitura interdisciplinares, mediadas por docentes da Educação Básica, descritas na literatura especializada, podem favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico, de forma a contribuir para o enfrentamento de fake news. Para isso, o estudo ancorou-se na pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, por buscar “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”, conforme definição dada em Gil (2008, p. 46). Os procedimentos  metodológicos adotados pautaram-se na seleção, organização e interpretação dos conceitos-chave, do conceito de interdisciplinaridade em Kleiman (1999) e Moita Lopes (2004; 2006) e a reflexão sobre o contexto de produção dos textos jornalísticos (Castilho e Coelho, 2014). Concluímos, que é possível estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, através de  práticas  interdisciplinares de leitura do gênero textual jornalístico (KLEIMAN, 1999), dessa forma a escola pode contribuir para o combate de fake news.

 

Biografia do Autor

Haydéa Maria Marino de SantAnna Reis, UNIGRANRIO AFYA

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Professora Adjunto Doutora no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes e Professora de disciplinas Pedagógicas de Cursos de Graduação da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO AFYA, Presencial e EaD.

Geisa Moreira Regazzi Gerk Benchimol, Universidade de Taubaté

Bacharel em Letras, Português/Latim, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Complementação Pedagógica em Língua Portuguesa na Universidade Cândido Mendes (2002). Graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (2019). Professora de Língua Portuguesa,  Educação Inclusiva, Direito da criança e do adolescente da Faculdade Santa Cecília (Pindamonhangaba, SP). Atualmente dedica-se ao processo de Qualificação  do Mestrado no curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. 

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

REIS, Haydéa Maria Marino de SantAnna; BENCHIMOL, Geisa Moreira Regazzi Gerk. PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 89–101, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67483. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67483. Acesso em: 10 maio. 2024.