DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67218

Palavras-chave:

Fake News, Ensino Crítico, Revisão Sistemática

Resumo

O presente artigo tem como tema a discussão sobre Fake News e ensino crítico. Apontamos como objetivo do artigo analisar a produção acadêmica contemporânea sobre educação crítica em tempos de Fake News. Nesse sentido, iremos: a) Mapear a produção acadêmica em periódicos qualificados da CAPES acerca da educação crítica relacionada ao enfrentamento da Fake News; 2) Refletir sobre o processo educativo em tempos de Fake News e; 3) Levantar possibilidades para os docentes atuarem em sua prática pedagógica, utilizando as tecnologias digitais no enfrentamento das Fake News. Nos apropriamos do referencial teórico que possibilitou analisar e compreender os impactos das Fake News e o papel da escola a partir dos estudos de Silva (2021), Cardoso (2021), Filho (2018) e Brasil (2018). Optamos por uma metodologia do tipo revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu através de levantamento de artigos indexados no Google Scholar, tendo como critérios de inclusão textos acadêmicos publicados entre 2017 a 2021, apenas em língua portuguesa, utilizando como palavra chave “Fake News” e “Ensino crítico”. Identificamos 76 produções acadêmicas, sendo que após os critérios de inclusão e exclusão restaram um total de 9 artigos. Nossos principais resultados apontam: os artigos analisados situam-se entre os anos de 2017 a 2021 e expressam uma heterogeneidade; a discussão sobre as Fake News na sociedade e o impacto no ambiente escolar é um dos principais problemas da era tecnológica e da informação, levando-nos a adoção de abordagens que problematizem o uso das tecnologias e das mídias dentro do processo educativo.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós - Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da UNEB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Paulo Antônio dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Klaus Araújo Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 124–140, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67218. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67218. Acesso em: 20 abr. 2024.