EDUCAÇÃO ON-LINE E COLABORAÇÃO: PROCESSOS EM TORNO DA “PALMAS HOME SCHOOL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66652

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa, Desenho didático, Educação Municipal

Resumo

As ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Palmas, cidade do estado do Tocantins, no biênio de 2020 a 2021, desempenhadas pela Secretaria Municipal da Educação, unidades educacionais, professores e demais servidores, visaram manter em funcionamento as unidades de ensino, sem que se deixasse de proporcionar atendimento aos seus estudantes. Seu encaminhamento evidenciou profundas desigualdades concernentes às realidades dos estudantes, enquanto as contingências os orientavam a buscar a plena efetividade - mesmo quando frente a situações adversas. Nesse processo, a plataforma Palmas Home School foi a ferramenta em torno da qual se organizaram as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino, em que se centralizou o processo educativo no contexto do ensino, que foi primeiramente remoto e, posteriormente, híbrido. Frente a isso, o texto apresenta como se deu o trabalho dos docentes para o atendimento à plataforma, e reflete sobre sua adequação aos objetivos de uma educação on-line, o que faz por meio da reunião de informações registradas pelos autores, agentes do processo, que analisam as características das propostas de ensino resultantes frente aos princípios basilares da abordagem anteriormente referida. A partir dessa análise, identifica-se que a experiência de trabalho conjunto realizada por professores da rede municipal de ensino de Palmas no contexto da pandemia de COVID-19 constituiu-se como um espaço privilegiado de aprendizagens para os profissionais envolvidos, ao mesmo tempo em que evidenciou suas limitações no tocante à viabilidade de colaboração entre os estudantes na construção de suas aprendizagens.

Biografia do Autor

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins

Professora-artista-pesquisadora no campo das artes performativas. Interessada em pesquisa metodológica, nas metodologias baseadas em artes e na exploração de procedimentos de pesquisa e epistemologia próprios às artes em contextos interdisciplinares. Articula prática criativa em arte da performance à atuação na formação de professores, com ênfase em metodologias de ensino inovadoras e didáticas das artes. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Licenciatura em Teatro, nas áreas de Práticas Cênicas e Práticas Pedagógicas. Corresponsável pela redação do projeto pedagógico do Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea (UFT), fundado em metodologias de pesquisa baseada em artes aplicadas à educação. Doutora em Artes da Cena (2017), Mestre em Artes (2009) e Bacharel em Artes Cênicas (2002) pela UNICAMP. Especialista em Arte/Educação e Tecnologias Contemporâneas (2012) pela UnB. É membro do Artefacto - Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnologias Interativas (CNPq/UFRR) e do NESOL - Núcleo de Economia Solidária da UFT. Avaliadora in loco de cursos de graduação na área de Ensino de Artes pelo SINAES/INEP. Especialista em Ensino Remoto, Ensino à Distância e Metodologias Ativdas pela Faculdade Metropolitana. Cursando a Especialização em Educação e Tecnologias com habilitação em Design Instrucional (Desenho de Projeto Pedagógico) pela UFSCar. Artista e gestora autônoma em arte da performance com atuação internacional.

Ely da Paixão Casemiro Barreira, Rede Municipal de Educação de Palmas - TO.

Mestre em Estudos Literários/ UFT/ CPN. Professora da Rede Municipal de Palmas.  

Thamires Pâmela Filgueiras Santos, Rede Municipal de Educação de Palmas - TO.

 Graduada em História. Professora de História do Município de Palmas

 

Marcones Sousa Almeida, Secretaria Municipal da Educação de Palmas - TO.

Professor PII - Secretaria Municipal da Educação de Palmas - TO. Universidade Federal do Tocantins/Araguaína.

Referências

BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Educação para a formação de autores cidadãos. In: Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFScar, 1998.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MAY, Tim. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artemed, 2001.

MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, v. 34, p. 351-364, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em 10 mar. 2022.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; PIMENTEL, Mariano. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. (Org.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 3-15.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online. Acesso em: 10 fev. 2022.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, junho 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/aprendizagem-em-rede/. Acesso em: 08 fev. 2022.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia cibertecnicista. SBC Horizontes, julho 2021. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/07/maquinas-de-ensinar/. Acesso em: 10 mar. 2022.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 5658-5671. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf. Acesso em: 04 mar. 2022.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

NARDIM, Thaise Luciane; BARREIRA, Ely da Paixão Casemiro; SANTOS, Thamires Pâmela Filgueiras; ALMEIDA, Marcones Sousa. EDUCAÇÃO ON-LINE E COLABORAÇÃO: PROCESSOS EM TORNO DA “PALMAS HOME SCHOOL”. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 423–438, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66652. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66652. Acesso em: 25 abr. 2024.