EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66616

Palavras-chave:

educação infantil, educação online, pandemia, criança

Resumo

Neste artigo, analisamos a legislação que amparou as atividades remotas na Educação Infantil durante a pandemia do COVID-19, trazendo os desafios e as práticas vivenciadas por nós, da Diretoria de Educação Infantil de Palmas (DMEI), frente a essa pandemia. Pensamos-fazemos o presente relato com base nos estudos das pesquisas (auto)biográficas bricolado aos da pesquisa documental. O relato está organizado em uma linha do tempo abordando dois momentos: 1- mobilização da Diretoria da Educação Infantil para ofertar a Educação Infantil remota desde o início de 2020 ao primeiro semestre de 2021; 2- ensino híbrido no segundo semestre de 2021, abordados nas seções mais adiante. Como desdobramento desta pesquisa, pontuamos que a vida cotidiana escolar é complexa, e que nem sempre teoria (legislação) e prática (experiência em sala de aula) se conectam, o que exige de nós tomada de posição em novas posturas didático-pedagógicas frente à pandemia e ao contexto onde o processo formativo se situa.

Biografia do Autor

Luana Cristina Santos da Silva Bonfim, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia - Docencia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Supervisão E pela Universidade Federal do Tocantins (2008). Atuou como docente no Ensino Fundamental bem com Supervisora e Orientadora Educacional em escolas Particulares e Públicas de Palmas-TO. Atualmente é téc. de referência da Formação e Currículo - Secretaria Municipal de Educação de Palmas (TO) e téc. de referência de Orientação Educacional - Secretaria Municipal de Educação de Palmas (TO) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

BONFIM, Luana Cristina Santos da Silva; CASTRO, Juliene Fernandes Silva de; RODRIGUES, Aline Camila. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 69–88, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66616. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66616. Acesso em: 19 abr. 2024.