EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NA ERA PÓS-VERDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66346

Palavras-chave:

Cibercultura. Comunicação. Linguagem. Juventude. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a produção de artigos científicos a partir da perspectiva comunicacional da juventude e que se relaciona, portanto, ao Ensino Médio, verificando em que medida a linguagem se alinha às potencialidades apresentadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Ele é proveniente das reflexões empreendidas na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que pensa a nova estruturação do Ensino Médio frente à reorganização curricular, ampliação da carga horária no escopo de um modelo definido como mais flexível e voltado ao desenvolvimento do protagonismo juvenil. Trata-se de uma revisão integrativa, que teve como base de dados o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir das definições, critérios e combinações de descritores definidos para o estudo, foram localizadas 378 publicações. A amostra final foi composta por 10 artigos. Os resultados obtidos sugerem o potencial das TIC para a prática pedagógica em sala de aula, na educação, uma vez que estão presentes na vida de docentes e estudantes. Quanto à relação da educação com as fake news, demonstra-se a necessidade de pensar a comunicação na cibercultura a partir da apropriação crítica das informações e averiguação da natureza das fontes, aspecto possível a partir do processo de ensino-aprendizagem institucionalizado comprometido com a formação omnilateral dos sujeitos históricos, como expressão de uma sociedade plural.

Biografia do Autor

Alessandra Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT).

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação. Departamento de Ensino e Organização Escolar. Instituto de Educação.

Aline Debossan Velozo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT).

Referências

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

DOS SANTOS, Alessandra Ferreira; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NA ERA PÓS-VERDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 102–123, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66346. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66346. Acesso em: 25 abr. 2024.