SENTINELA: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA WEB VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES A PARTIR DO GOOGLE CLASSROOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66048

Palavras-chave:

ClassRoom. Atenção pedagógica. Automação do gerenciamento de atividades.

Resumo

A utilização de ferramentas digitais para o gerenciamento do aprendizado vem mostrando um crescimento acentuado, visto, sobretudo, no período da pandemia da Covid-19, onde as aulas presenciais deram lugar às salas e ambientes virtuais. Nesse contexto, diversas ferramentas e softwares passaram a ser utilizados, sendo o Google Classroom (Sala de Aula) um dos principais. O software, que oferece um ambiente configurável para professores apresentarem e disponibilizarem os conteúdos, permite também o acompanhamento quanto às entregas de atividades por parte dos alunos. Entretanto, em cenários onde o número de alunos e turmas por docente tende a ser elevado, o número de atividades para se gerenciar também cresce, levando o professor a dedicar um tempo considerável - que poderia ser alocado para outra demanda - em uma tarefa de levantamento de atividades que pode ser automatizada. A proposta deste trabalho consiste em um relato de experiência, que apresenta o desenvolvimento de um software para web intitulado SENTINELA que permite que o levantamento mais amplo das atividades pendentes no Google Classroom e analisar como essa automação pode refletir em aspectos de atenção pedagógica na relação docente-discente. A partir da aplicação do software proposto em disciplinas do curso técnico integrado em Informática do IFPE Campus Garanhuns, foi possível visualizar melhorias em ferramentas consolidadas, como o Google Classroom, e sobretudo analisar como a atenção pedagógica pode ser intensificada, uma vez que a tarefa de análise mecânica das atividades pendentes passa a ser informatizada, permitindo uma aproximação do docente aos estudantes com maiores necessidades.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da; MOURA NETO, Luís Gomes de. SENTINELA: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA WEB VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES A PARTIR DO GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 389–405, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66048. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66048. Acesso em: 24 abr. 2024.