PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA AUXÍLIO EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65983

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Produtos educacionais digitais. Aulas remotas emergenciais. Covid-19. Ensino Híbrido.

Resumo

A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, que provocou a doença Covid-19, promoveu o isolamento social afetando assim diferentes setores sociais, incluindo a Educação. Como prevenção à saúde, as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas emergenciais mediadas por tecnologias digitais de forma síncrona e assíncrona. Neste contexto, este estudo propõe investigar como seis produtos educacionais digitais produzidos no intervalo de tempo de 2013 a 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) podem auxiliar professores no ensino remoto de Biologia no contexto atual de pandemia Covid-19 e pós-pandemia. A hipótese que sustentou o estudo foi que todos os produtos educacionais digitais encontrados de 2013 a 2019 apresentam potencialidades para auxiliar professores de Biologia no ensino remoto de diferentes conteúdos da disciplina, no contexto atual da pandemia e pós-pandemia Covid-2019.  A abordagem do estudo foi qualitativa com delineamento exploratório bibliográfico. Os dados foram coletados no site do PPGECIM nas dissertações e produtos digitais encontrados. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica análise do conteúdo (AC). Como principais resultados, o estudo revelou que diferentes produtos digitais com diferentes temas podem auxiliar professores de Biologia no enriquecimento de aulas remotas no tempo atual e que, no contexto de pós-pandemia, se evidencia contribuições para aulas híbridas.

Biografia do Autor

Douglas Carvalho de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre (2015-2017) e doutor (2017-2021) em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação (TDIC) na UFAL, com ênfase investigativa em games em processos de aprendizagem de Ciências Biológicas no ensino médio e superior com publicações sobre o tema em periódicos qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e capítulos de livros. Parecerista Ad Hoc da Revista Científica Intersaberes. Coordenador de projetos de produção de games resultantes de estudos investigativos do mestrado e doutorado a partir do uso do software RPG Maker MV®: Game "Invisible World" para o ensino de Citologia no ensino médio e Game "As Origens", para o ensino de Ecologia no nível superior. Cursa especialização em Diversidade Biológica na Faculdade Campos Elíseos (FCE) (2020-2021) e também especialização em Biologia Celular e Molecular na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021-2021). Idealizador e dono do canal no Youtube "Biologia em Série", com ênfase em aulas de Biologia voltadas para o exame nacional do ensino médio (ENEM). Domina os idiomas estrangeiros inglês (Casa de Cultura Britânica) e espanhol (Casa de Cultura Campus)..

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

AMORIM, Douglas Carvalho de; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA AUXÍLIO EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 303–317, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65983. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65983. Acesso em: 20 abr. 2024.