GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS COMO MOTIVADORES DA APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65527

Palavras-chave:

Gamificação. Jogos. Ensino. Matemática. Aprendizagem.

Resumo

Na busca por engajamento dos estudantes, a gamificação tem sido uma estratégia de ensino que tem gerado resultados. Gamificar as aulas é uma forma de diversificar as metodologias de ensino, reduzindo o uso excessivo do método tradicional, e optar por aumentar, nos estudantes, o interesse em participar das aulas de Matemática. O objetivamos discutir sobre o uso dos jogos em formato digital para o ensino de Matemática e deste modo busca-se provocar uma reflexão para que os professores percebam que é possível realizar a inovação das aulas. Neste trabalho versou-se sobre a importância dos jogos para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, discutiu-se sobre como o uso dos jogos em formato digital pode atrair a atenção dos alunos e trazer inovação das aulas para os professores. Abordou-se sobre a dificuldade dos estudantes do sexto ano em resolver cálculos e problemas envolvendo as quatro operações básicas: adição, subtração, divisão e multiplicação. Por fim, apresenta-se uma proposta de sequência didática para o sexto ano com o jogo Tabuada do Alien, objetivando proporcionar aos estudantes uma inovação na forma de aprender.

Biografia do Autor

Dieime Machado Alves, Secretaria Municipal de Educação de Figueirópolis/TO.

Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF); Especialização em Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Licenciado em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Pedagogia pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Professor da rede Municipal de Educação de Figueirópolis/TO.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perpectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente da Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), texto base versão final. MEC 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.> Acessado em: 08 de setembro de 2021.

ESQUIVEL, Hugo. Gamificação no ensino de matemática: uma experiência no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado, 64 f.: il. – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, 2017

FLEMMING, Diva Marília. Tendências em Educação Matemática. 2. ed. Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoça: Unisul Virtual, 2005. p. 87.

MENDES, Iran Abreu. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém: EdUFPA, 2008.

PRAZERES, Ilson Mendonça Soares. Gamificação do ensino de matemática: aprendizagem do campo multiplicativo. Dissertação de Mestrado 200f.:il.color. – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2019.

SANTOS, Viviane Simões et al. As dificuldades de aprendizagem das operações fundamentais no 6º ano do ensino fundamental. Faculdade Madre Tereza – FAMAT. v.1, n.1 (2016). Disponível em: <http://madretereza.edu.br/revista/index.php/educacao/issue/view/1 > Acessado em: 04 de nov. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. revista e atualizada. – São Paulo: Cortez, 2007.

TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins, Ensino Fundamental, Ciências da Natureza e Matemática. Governo do Estado do Tocantins, SEDUC-TO. Resolução nº 24, de 14 de março de 2019.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

ALVES, Dieime Machado; CARNEIRO, Raylson dos Santos; CARNEIRO, Rogerio dos Santos. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS COMO MOTIVADORES DA APRENDIZAGEM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 146–164, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65527. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65527. Acesso em: 19 abr. 2024.