TRILHANDO CAMINHOS ALTERNATIVOS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOLIDÁRIA E COLABORATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64448

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Docência, Alternativas Educacionais, Extensão Universitária

Resumo

A crescente interação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) expressa o surgimento de um novo universo, no qual a ideia de limite ou fronteira da comunicação é superada pelos espaços virtuais. No atual contexto de suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia da COVID-19, tal situação foi reforçada, haja vista a possibilidade de continuar estabelecendo vínculos virtuais permanentes entre as pessoas. No cenário da educação brasileira, observamos um setor que foi impelido a reinventar-se para dar continuidade às atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste sentido, este relato de experiência objetiva promover uma reflexão crítica acerca da formação discente em modalidade remota, considerando as contribuições de uma ação de extensão desenvolvida em um Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município de Santa Cruz/RN, com foco na saúde do trabalhador e na mobilização da economia local no contexto da pandemia. 

Biografia do Autor

Dimitri Taurino Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em ciências da saúde (UFRN).

Kamilla Maria Sousa de Castro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Educação UFPB, em cotutela de tese em Tecnologias Educacionais em Portugal. Investigadora Científica na área de saúde e Educação. Fisioterapeuta.

Referências

ALENCAR, Eunice Lima Soriano de. Desenvolvendo a criatividade nas organizações o desafio da inovação. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 6, p. 6-11 Nov./Dez. 1995.

ALMEIDA, Tainá. Princípios freireanos para a formação de um professor de línguas libertador. Fólio - Revista de Letras, v. 11, n. 1, 25 Aug. 2019.

ARTUSO, Alysson Ramos. Tecnologias na educação - uma perspectiva de debate. Revista Teias, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 124-134, 2008. DOI: 10.12957/teias. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24051/17020. Acesso em: 13 dez. 2021.

BALDO, Ana Paula Vendruscolo. Uso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2029.

BERGMANN, Helenice Maria Barcellos. Ciberespaço e cibercultura: novos cenários para a sociedade, a escola e o ensino de geografia. Revista Iberoamericana de Educación, [s. l.], v. 43, ed. 7, p. 1-6, 2007. DOI https://doi.org/10.35362/rie4372290. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2290. Acesso em: 15 dez. 2021.

CERTEAU, Michel de. Invenções do cotidiano: artes do fazer. Vol. 1. Editora Vozes, 22° ed., 2014.

CHESANI, Fabiola Hermes; WACHHOLZ, Luana Bertamoni; OLIVEIRA, Márcia Aparecida Miranda; SILVA, Caroline; LUZ, Maria Eduarda; FABRIS, Francielly Alexandre; ENGEL, Bruna. A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da Universidade. Revista Conexão UEPG, [s. l.], v. 13, ed. 3, p. 452-461, 2017. DOI 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0008. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao. Acesso em: 13 dez. 2021.

FONTANELLA, Taciana Cristina; BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. Princípios Freireanos Orientadores Na Política de Desenvolvimento Profissional. Rheumatology Science and Practice, v. 2, n. 1, p. 204, 8 Dec. 2017.

GUEDES, Dimitri Taurino; CASTRO, Kamilla Maria Sousa de. Projeto de Extensão Saúde Do Trabalhador Em Tempos de Covid-19: Educação Popular e Rede Colaborativa Para Economia Local. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91815052>. Acesso em: 8 dec. 2021.

GUIZZO, Bianca Salazar; MARCELLO, Fabiana de Amorim; MULLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e238077, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/ybM6TZ8MvPmdLN8HzqgFZKS/?lang=pt>. Acesso em: 23.Dez.2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades.Ibge.Gov.Br/Santacruz. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/santa-cruz/pesquisa/38/46996>. Acesso em: 8 dec. 2021.

JACINSKI, Edson; FARACO, Carlos Alberto. Tecnologias na educação: uma solução ou um problema pedagógico?. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 49-56, 2002. DOI http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.49-56. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2221/1984. Acesso em: 13 dez. 2021.

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. A criatividade verbal e sua importância nos ambientes educacionais. Psicologia escolar e educacional. v.5, n.2.p. 11-20, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/VCDtCx6CDccbP8rZKCb7bcz/?lang=pt>. Acesso em: 20.Dez.2021.

HESS, Luciane Weber Baia; ASSIS, Roberto Magalhães Nunes; VIANA, Helena Brandão. Inserção das tecnologias digitais na prática docente. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, ed. 2, p. 119-127, 2019. DOI https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952600p.119-127. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/454. Acesso em: 13 dez. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Paulo; CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade?. ETD - Educação Temática Digital, [s. l.], v. 9, ed. 1, p. 84-98, 2007. Disponível em: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-73228. Acesso em: 13 dez. 2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ. Geografia. Disponível em: <http://www.santacruz.rn.gov.br/site/index.php/santa-cruz-2/geotrafia>. Acesso em: 9 dec. 2021.

SANTANA, Camila Lima Santana; SALES, Khatia Marise Borges. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. DOI https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, Talita Fernanda da; NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 743-759, jul./set. 2012.

SILVEIRA, Daniel da Silva Silveira; LAURINO, Débora Pereira; NOVELLO, Tanise Paula. Experiências do ensinar e do aprender matemática ao operar as tecnologias digitais na educação superior. Revista Eletrônica de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, ed. 2, p. 67-81, 2018. DOI https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p67. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2017v12n2p67. Acesso em: 13 dez. 2021.

STRECK, Danilo R. Territórios de resistência e criatividade: reflexões sobre os lugares da educação popular. In: STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Tereza. (Org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 356-368.

STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Tereza. Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

VIEIRA, Camila Nagem Marques; MAIA, Maria Vitória Campos Mamede. Criatividade e educação: possibilidades de um campo de pesquisa. Cad. Pesq., São Luís, v. 25, n. 4, out./dez. 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

LOPES, Pablo Matheus da Silva; GUEDES, Dimitri Taurino; CASTRO, Kamilla Maria Sousa de. TRILHANDO CAMINHOS ALTERNATIVOS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOLIDÁRIA E COLABORATIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 492–504, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64448. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64448. Acesso em: 29 mar. 2024.