EDUCAÇÃO MUSEAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: O QUE APRENDEMOS?

Milene Chiovatto, Gabriela Aidar, Margarete de Oliveira, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos Santos, Vera Lucia Cardoso Farinha

Resumo


O presente texto reflete sobre os processos de reconstrução e transformação aos quais os educativos de museus estiveram sujeitos durante o período de distanciamento social promovido em combate à pandemia da COVID 19. Utilizaremos como exemplo para as reflexões as experiências desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.


Palavras-chave


Educação museal. Pandemia. Educação e meios digitais. Museu.

Texto completo:

PDF

Referências


AIDAR, Gabriela. Um mundo comum entre pessoas diferentes é possível? Revista Museu, mai. 2020.

https://revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2020/8541-um-mundo-comum-entre-pessoas-diferentes-e-possivel.html

Acesso em: outubro 2021.

CHIOVATTO, Milene. In Defense of Museum Education. ICOFOM Studies Series, vol. 48, no. 2 (2020): Defining the Museum: Challenges and Compromises of the 21st Century.

HARRIS, Garret. Wave of museum educator redundancies worldwide sparks open letter. The Art Newspaper, April 23, 2020.

https://www.theartnewspaper.com/2020/04/23/wave-of-museum-educator-redundancies-worldwide-sparks-open-letter

Acesso em: outubro 2021.

ICOM BRASIL. Dados para navegar em meio às incertezas. Resultados da pesquisa com profissionais e públicos de museus – Sumário executivo. São Paulo: Icom Brasil, 2020.

http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201120_Tomara_ICOM_SumarioExecutivo_FINAL.pdf

Acesso em: outubro 2021.

JORNAL DO BRASIL. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. 26 mai. 2020.

https://www.jb.com.br/ciencia_e_tec/2020/05/1023949-brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet--aponta-pesquisa.html

Acesso em: outubro 2021.

MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. O. Educação Museal Online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. ReDoc – Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2. (2019) – UERJ, pp. 41-66.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.