EDUCAÇÃO MUSEAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: O QUE APRENDEMOS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64144Palavras-chave:
Educação museal. Pandemia. Educação e meios digitais. Museu.Resumo
O presente texto reflete sobre os processos de reconstrução e transformação aos quais os educativos de museus estiveram sujeitos durante o período de distanciamento social promovido em combate à pandemia da COVID 19. Utilizaremos como exemplo para as reflexões as experiências desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.
Referências
AIDAR, Gabriela. Um mundo comum entre pessoas diferentes é possível? Revista Museu, mai. 2020.
Acesso em: outubro 2021.
CHIOVATTO, Milene. In Defense of Museum Education. ICOFOM Studies Series, vol. 48, no. 2 (2020): Defining the Museum: Challenges and Compromises of the 21st Century.
HARRIS, Garret. Wave of museum educator redundancies worldwide sparks open letter. The Art Newspaper, April 23, 2020.
Acesso em: outubro 2021.
ICOM BRASIL. Dados para navegar em meio às incertezas. Resultados da pesquisa com profissionais e públicos de museus – Sumário executivo. São Paulo: Icom Brasil, 2020.
http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201120_Tomara_ICOM_SumarioExecutivo_FINAL.pdf
Acesso em: outubro 2021.
JORNAL DO BRASIL. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. 26 mai. 2020.
Acesso em: outubro 2021.
MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. O. Educação Museal Online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. ReDoc – Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2. (2019) – UERJ, pp. 41-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).