Educação básica e as novas formas de aprender e ensinar na cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.63834

Resumo

O número temático da Revista Docência e Cibercultura (ReDoC) possui o tema "Eclosão dos saberes e fazeres: exercício da docência na educação básica". Para exaltar o movimento que pulsou, ressoou e intensificou a cultura digital, a educação on-line, com seus avanços, mas também profundas contradições, na eclosão de temas que passaram a ser amplamente discutidos, tais como:  ensino remoto,  ensino híbrido, educação on-line, cibercultura, multiletramentos, didáticas interativas, sala de aula on-line, jogos educacionais, games, formação docente, políticas de inclusão, educação aberta, humor, multimodalidades, produção artístico cultural.

Biografia do Autor

Karine Pinheiro Souza, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa - Universidade do Minho/Portugal. Mestra em Políticas Públicas e Planejamento - UECE, Especialização em Informática Educativa-UFRGS, graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Ceará - UFC.  Foi pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) - Open University - Reino Unido. Atua no desenvolvimento de pesquisas nos temas: inclusão digital, gestão de ambientes virtuais, desing instrucional, projetos digitais. Com vinculo nos grupos de pesquisa: Processos Educacionais, B-learning e inclusão digital ( UEGRS) e Colearn ( KMI/Open University/UK). Com premiação na área de TIC, com o projeto RiverWalk Brasil, parceria com Universidade de Michigan, Edital Economia Criativa na categoria Formação para competências criativas - Ministério da Cultura.

Vagna Lima, Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação do estado do Ceará - Seduc/CE

Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho em Portugal (2016). Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é coordenadora estadual da Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE

Referências

AQUINO JÚNIOR, José Tomaz de; PINHO, Maria Jaene Aguiar; DIAS, Rayssa Torres. Esquete online educação além da distância: compartilhando experiências das aulas virtuais de teatro no IFCE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 303-305. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61779

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Da angústia à felicidade: caminhos tecnológicos de professores na pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 24-50. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60048

BRAGA, Tânia Noemia Rodrigues; SOUZA, Karine Pinheiro. Do entregador de informação a mediação pedagógica por meio das TDIC na educação híbrida: um estudo de caso de professores da educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 121-139. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57472

CAMAS, N. MANDAJI, M. MENGALLI, N. RIBEIRO, R. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Revista Reflexão e Ação. v. 21, n. 2, 2013. P. 179 – 198. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em: 15 set. 2021.

FLÔRES, Ana Luiza Zappe Desordi; LIMA, Quelen Colman Espíndola; COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel; MARZARI, Mara Regina Bonini. Google classroom como ambiente para a formação continuada de professores: desafios e possibilidades. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 160-172. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57463

LIMA, Claudemir Jeremias de; CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado de Azevedo; SILVA, Neiton Carvalho da; LIMA, Elidiene gomes de oliveira. Relato de Experiência do uso das TDIC por alunos chamados de nativos digitais em Escola Pública Estadual de Ensino Médio em Recife-PE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 258-272. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59815

LIMA, Vagna Brito de. O exercício da docência na educação básica no contexto da cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 334-343. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64181

MANDAJI, Mônica; GRAD, Guilherme Freitas; AMORIM, Kamyla; AMORIM, Pedro; REIS, Vanessa. “Rir é um bom remédio e pode ajudar a vencer a Covid-19” Adolescentes e jovens utilizam o humor para conscientizar territórios vulneráveis. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 324-333. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62226

MOURA, Adelina Maria Carreiro. O professor criador de experiências educacionais mediadas por tecnologias digitais na cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 51-73. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60475

MUNIZ, Joseane Lima. Versos e reversos de uma gestora escolar em tempos de ensino remoto. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 286-302. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59534

NÊTO, Juliana Caetano; MENEZES, Patrick de. Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization VI na disciplina de História. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 191-215. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.58461

NOGUEIRA, Aurinete Alves; SOUSA, Francisca Regiane Sabino de; LUSTOSA, Francisca Geny; NEPOMUCENO, Aleandra de Paiva. Um novo tempo, apesar dos perigos: atuação docente na educação básica no contexto da cibercultura - a voz das educadoras! Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 140-159. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60443

NUNES, Rodrigo dos Reis; LIMA, Josiane Bispo Cruz. O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 173-190. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216

RIBEIRO, Renata Aquino. Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 216-240. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224

ROCHA, Telma; BRANDÃO Cleyton. Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 74-96. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60979

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro. Andarilhar pandêmico em foto-poéticas rizomáticas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 306-323. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61833

SANTOS, E. & SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista

Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O saber/fazer docente no contexto do pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 1-14, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579. Acesso em: 15 set. 2021.

SILVA, Jeanny Meiry Sombra; NETO, Juliana Caetano; PEREIRA, Thiago Henrique Valério; ARCEGA, Francielle Aparecida Miquilini. Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 97-120. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59471

SOUSA, Adelson Pereira de Sousa; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. Representações sociais da docência no Ensino Fundamental II: percepção do professor e identidade docente. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 241-257. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55113

SOUZA, K. P., RIBEIRO, R. A., SANTIAGO C. T., AMORIM, R. F. (Orgs.). Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas das Tecnologias Educativas. Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC; Fortaleza: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/34696942/Jornadas_Virtuais_Viv%C3%AAncias_e_Pr%C3%A1ticas_das_Tecnologias_Educativas. Acesso em: 15 set. 2021.

SOUZA, Karine Pinheiro; AQUINO, Renata; LIMA, Vagna. Docência e cibercultura na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 14-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.63834

VIEIRA, Sebastiao da Silva; NASCIMENTO, Roberta Barros de Oliveira; GERUSA, Cabral Guerra; ALVES, Josimar; RENOVATO, Rosangela. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, edição especial, 2021, p. 273-285. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53827

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

SOUZA, Karine Pinheiro; AQUINO, Renata; LIMA, Vagna. Educação básica e as novas formas de aprender e ensinar na cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 14–23, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.63834. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63834. Acesso em: 26 abr. 2024.