EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS POTENCIALIZADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63254

Resumo

As tecnologias digitais vêm conquistando seu espaço na busca de mudanças na prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática, para que possam trabalhar nas suas aulas, não de forma linear, mas ampliando a sua visão de mundo, objetivando proporcionar espaços para a construção do saber ao processo de aprendizagem dos nossos alunos. Partindo desse contexto, este artigo tem como objetivo relatar e discutir experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de Matemática no contexto da cibercultura. O relato ora apresentado, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa, foi desenvolvido na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com 32 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Constatamos que a participação dos envolvidos no processo foi um fator significativo para o estudo, o que possibilitou momentos de reflexões e discussões, haja vista a preocupação dos sujeitos no âmbito da construção do conhecimento, sendo o conhecimento construído ativamente por eles na utilização dos dispositivos propostos em cada desafio, e não passivamente recebido.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Joenneyres Raio de Souza Amancio, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), e Bacharelado em Direito pela Faculdade Cesmac do Sertão (CESMAC). Professor de Matemática da Educação Básica.

Referências

ALMEIDA, M. E & VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BAIRRAL, M. A. Do clique ao touchscreen: novas formas de interação e de aprendizado matemático (2013). Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_2867_texto.pdf. Acesso em: 25 ago 2021.

BORBA, M. C. Tecnologias informáticas na educação matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Unesp, p.285-295, 1999.

COUTO, E., PORTO, C. & SANTOS, E. App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016.

DRUMMOND, A. E. & COUTO, E. S. Cultura da mobilidade: relações de professores com o smartphone. In: PORTO, C., SANTOS, E., OSWALD, M. L. & COUTO, E. (Orgs.). Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador: Edufba, p. 121-138, 2015.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MANTOVANI, A. M & SANTOS, B. S.Aplicação das tecnologias digitais virtuais no contexto psicopedagógico. Revista Psicopedagogia. São Paulo: n. 87, p. 293-305, 2011.

MARTINS, V. & SANTOS, E. A educação na palma das mãos: a construção da pedagogia da hipermobilidade em uma pesquisa-formação na cibercultura. In: SANTOS, E., & Porto, C. (Orgs.). App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, p. 31-54, 2019.

MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, L. P. Educação a distância: novas perspectivas à formação de educadores. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: Nied; Unicamp, p. 91-104, 2002.

OLIVEIRA, C. A. de. Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática no mundo digital virtual em 3D Open Sim. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAELLA, L.Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo, SP: Paulus, 2013.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de; AMANCIO, Joenneyres Raio de Souza. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS POTENCIALIZADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 165–179, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.63254. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63254. Acesso em: 29 mar. 2024.