CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63212

Palavras-chave:

Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Taxonomia de Boom. Contextualização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições da produção de vídeos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Isto se justifica pelo fato de, nas consultas realizadas, encontrou-se poucas publicações que reflitam sobre propostas pedagógicas sobre o ensino de Matemática com produção de vídeos pelos alunos. A partir de uma pesquisa qualitativa, dados foram coletados através de observação participante e do processo de produção de vídeo, incluindo o planejamento, a filmagem e edição. Um vídeo foi analisado a partir da Taxonomia de Bloom e de outras pesquisas na área e percebeu-se que há a possibilidade de articulação entre matemática e outras áreas da realidade, especialmente de contextos locais do cotidiano que são do interesse dos alunos, o que pode fazer com que surjam novos significados para os conteúdos matemáticos em sala de aula. Entende-se que a proposta é adequada para a conjuntura do ensino remoto devido à Pandemia da Covid-19, no momento do seu controle, com a reabertura das escolas, ou no contexto pós-pandemia.

Biografia do Autor

Leandro do Nascimento Diniz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Área de Conhecimento Ensino de Ciênicas e Matemática.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BRASIL. Coleção explorando o ensino: Matemática. vol. 17. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7842-2011-matematica-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. vol. 2. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.

CANTARINO, Carolina. Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça! Era só isso mesmo? Ciência e Cultura, v. 59, n. 1, p. 51, 2007. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v59n1/a22v59n1.pdf>. Acesso em: 15 out. 2021.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/729/328>. Acesso em: 15 out. 2021.

CINELLI, Nair Pereira Figueiredo. A influência do vídeo no processo de aprendizagem. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85870>. Acesso em: 15 out. 2021.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2013.

DINIZ, Leandro do Nascimento. Leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das tecnologias de informação e comunicação. 255f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação), UMinho, Braga, Portugal, 2016. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/54635>. Acesso em: 20 jul 2021.

DOMINGUES, Nilton Silveira. O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), UNESP, Rio Claro, 2014. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/dissertacoes/domingues_ns_me_rcla.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

ELICMAT TUBE, Canal do YouTube, O matuto e a fração. 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 jun 2018.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15 out. 2021.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851>. Acesso em: 15 out. 2021.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

PRODUCCINE, Canal do YouTube, Linguagem cinematográfica e enquadramentos - fazendo cinema #0, 2013, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VBWN41WZNY0>. Acesso em: 12 jun 2018.

SANTOS, Rosiane de Jesus; BARRÉRE, Eduardo. Taxionomia de Vídeos para o Ensino de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 20., 2014, Dourados, MS. Anais… Dourados, MS, Universidade Federal da Grande Dourados, 2014, p. 482-491.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Boletim de Educação Matemática - Bolema. Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

TEIXEIRA, Jaylson. Contribuições para o ensino de programação de computadores a futuros professores de matemática. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. 2017. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/48711>. Acesso em: 12 jun 2018.

VALERO, Paola. Deliberative mathematics education for social democratization in Latin America. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, Berlim, n. 99, v. 1, p. 20-26, 1999. Disponível em: < https://www.emis.de/journals/ZDM/zdm991a4.pdf>. Acesso em: 15 out. 2021.

VASCONCELOS, Maria Betânia Fernandes; RÊGO, Rogéria Gaudêncio. A contextualização como recurso para o ensino e a aprendizagem da matemática. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2010, Monteiro, PB. Anais… Monteiro, PB, s.i, 2010.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

TEIXEIRA, Jaylson; DINIZ, Leandro do Nascimento. CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 125–145, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.63212. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63212. Acesso em: 19 abr. 2024.