REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63108

Palavras-chave:

Cultura digital, Educação matemática, Revisão sistemática de conteúdo.

Resumo

O artigo tem como objetivo mapear, a partir de uma revisão sistemática da literatura, a estrutura discursiva da Cultura Digital na Educação Matemática em pesquisas acadêmicas, de mestrado e doutorado. Elaborou-se uma revisão sistemática a partir de 108 resumos das dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de (2000-2021). Estes foram tratados através do software Atlas.ti®, obtendo as seguintes categorias teóricas: a formação de professores e o ensino da matemática. As pesquisas estabelecem que são importantes os processos formativos pautados desde e para a formação emancipatória dos sujeitos, onde o professor de matemática, deve estar em uma constante formação que permita utilizar diferentes metodologias e incluir as tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, para possibilitar espaços inovadores, críticos, de criação de conhecimentos desde a colaboração e com uma perspectiva multidisciplinar.

Biografia do Autor

Uriel José Castellanos Aguirre, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-FACE) - 2020. Mestre em Educação pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL-IMPM/Venezuela) - 2014. Licenciatura em Matemática pela Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Carabobo (FACE-UC/Venezuela) - 2011, revalidado pela Universidade Federal da Bahía no 2020. É Professor Formador da UNEB/EaD Edital 027/2020 e Professor Substituto do IFBA Edital 06/2021. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) e Programa a la Investigación e Innovación (PEII/Venezuela).

Yaimar Del Valle Montoya González, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-FACE) – 2020. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2018). Possui Graduação em Geografia e História - Universidad Pedagógica Experimental Libertador (2011). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA).  Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografía Geral, Geografia de Venezuela, cultura digital, famílias, tecnologias digitais e software livre.

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Publicado

2022-08-13

Como Citar

CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel José; MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar Del Valle. REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 109–124, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.63108. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63108. Acesso em: 1 maio. 2024.