REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63108Palavras-chave:
Cultura digital, Educação matemática, Revisão sistemática de conteúdo.Resumo
O artigo tem como objetivo mapear, a partir de uma revisão sistemática da literatura, a estrutura discursiva da Cultura Digital na Educação Matemática em pesquisas acadêmicas, de mestrado e doutorado. Elaborou-se uma revisão sistemática a partir de 108 resumos das dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de (2000-2021). Estes foram tratados através do software Atlas.ti®, obtendo as seguintes categorias teóricas: a formação de professores e o ensino da matemática. As pesquisas estabelecem que são importantes os processos formativos pautados desde e para a formação emancipatória dos sujeitos, onde o professor de matemática, deve estar em uma constante formação que permita utilizar diferentes metodologias e incluir as tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, para possibilitar espaços inovadores, críticos, de criação de conhecimentos desde a colaboração e com uma perspectiva multidisciplinar.
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