APROXIMAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO: MUSEUS EM CONTEXTOS VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62958Palavras-chave:
Educação museal, Museus, Redes Sociais, Cultura Digital, PandemiaResumo
O presente artigo tem como objetivo dialogar teoricamente com o conceito de museu, educação museal e educação museal on-line, considerando o contexto específico de pandemia. São apresentados dois casos de digitalização de exposições de museus universitários e análise de uma instituição: o Museu do Isolamento Brasileiro, espaço totalmente digital, inaugurado durante a pandemia na rede social Instagram. Considerando a presença cada vez maior de museus digitais, inclusive através de redes sociais, propõe-se uma discussão sobre o que é museu, partindo do conceito apresentado pelo ICOM em 2009, que está atualmente sendo rediscutido, e elaboração de hipóteses sobre o cenário museológico durante e após o período pandêmico. Para a elaboração do artigo, foi realizada uma revisão de bibliografia sobre a temática de educação museal, museologia social, redes sociais e o contexto da pandemia. Tomando como caso de análise a fundação do Museu do Isolamento Brasileiro, foi realizada uma entrevista estruturada com a fundadora do museu por meio da plataforma digital Whatsapp. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível concluir que processos de digitalização dos espaços museais já estavam presentes antes da pandemia, porém, foram intensificados por conta do cenário apresentado, sendo então apresentadas novas possibilidades do que é ser museu no século XXI.Referências
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