APROXIMAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO: MUSEUS EM CONTEXTOS VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62958

Palavras-chave:

Educação museal, Museus, Redes Sociais, Cultura Digital, Pandemia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar teoricamente com o conceito de museu, educação museal e educação museal on-line, considerando o contexto específico de pandemia. São apresentados dois casos de digitalização de exposições de museus universitários e análise de uma instituição: o Museu do Isolamento Brasileiro, espaço totalmente digital, inaugurado durante a pandemia na rede social Instagram. Considerando a presença cada vez maior de museus digitais, inclusive através de redes sociais, propõe-se uma discussão sobre o que é museu, partindo do conceito apresentado pelo ICOM em 2009, que está atualmente sendo rediscutido, e elaboração de hipóteses sobre o cenário museológico durante e após o período pandêmico. Para a elaboração do artigo, foi realizada uma revisão de bibliografia sobre a temática de educação museal, museologia social, redes sociais e o contexto da pandemia. Tomando como caso de análise a fundação do Museu do Isolamento Brasileiro, foi realizada uma entrevista estruturada com a fundadora do museu por meio da plataforma digital Whatsapp. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível concluir que processos de digitalização dos espaços museais já estavam presentes antes da pandemia, porém, foram intensificados por conta do cenário apresentado, sendo então apresentadas novas possibilidades do que é ser museu no século XXI.

Biografia do Autor

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pedagoga, Doutora e Mestra em Educação (PUC-Rio). Professora do programa de Pós-Graduação da PUC-Rio. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Gabriela Campolina de Azeredo Coutinho Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação (PUC-Rio).

Referências

AVELAR, Ana; CORREIA, Samara; ZAIDEN, Victor. Casa Niemeyer Digital: uma jovem coleção universitária de arte contemporânea nas redes sociais. Revista ARA, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 191-212, 2021. DOI: 10.11606/issn.2525-8354.v10i10p191-212. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/176236. Acesso em: 28 maio. 2021.

CHAGAS, Mario. Museus em tempo de pandemia: Novas construções solidárias. [Vídeo]. Centro Cultural Justiça Federal. (2020, 18 de maio). 18ª Semana Nacional de Museus - Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xlS_ELsfC0w&t=35s> Acesso em 25 maio 2021.

BEIGUELMAN, Giselle. Cultura Digital. In: Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: 2018

IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: 2018.

LIMA, Diana Farjalla Correia. O que se pode designar como museu virtual segundo os museus que assim se apresentam. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Ciência Da Informação, 10., 2009, João Pessoa: UFPB, 2009.

MARTI, Frieda; e COSTA, Andréa. Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, maio de 2020, online. ISSN:2594-9004. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1107?fbclid=IwAR2pizE9NtcNqkHIL_JO95BulbNv8KS_fHiyhvev9fgHHMdaLKiVM%E2%80%A6 >. Acesso em: 27 maio 2021.

MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Museal Online: A Educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 41-66, set. 2019. ISSN 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44589>. Acesso em: 27 maio 2021.

PADRÓ, Carla. Educación en museos: representaciones y discursos. In SEMEDO, Alice e TEIXEIRA, João. (Coord.) Museus, discursos, representações. Oporto, Afrontamento, 2005, p. 49-60.

RIO DE JANEIRO, Decreto Nº 46.973 de 16 de março de 2020. Reconhece a Situação de Emergência na Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro em Razão do Contágio e Adota Medidas Enfrentamento da Propagação Decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19); e dá Outras Providências. Rio de Janeiro, RJ. 2020.

SIQUEIRA, Karine Graciele; CORREIA, Helem Cristina; ROCHA, Saulo Moreno. O Museu de Arte da UFC e a sua Atuação em Tempos Pandêmicos: Experiências e Experimentações em Gestão e Exposição. In: Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 152-172, nov. 2020.

VARINE, Hugues de. Um instrumento do desenvolvimento: o museu. In: As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre, Ed. Medianiz, 2012. P. 171-201.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

CARVALHO, Cristina; CAMPOLINA DE AZEREDO COUTINHO LOPES, Gabriela. APROXIMAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO: MUSEUS EM CONTEXTOS VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 21–33, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.62958. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática