Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia

Renata Aquino Ribeiro

Resumo


O texto é uma tradução adaptada de obra colaborativa publicada por autores da Grécia, Itália, Polônia, Uruguai e Brasil. Buscou-se manter o texto original resumindo apenas o necessário para adequação à publicação. No trabalho são apresentadas iniciativas positivas e mudanças na educação originadas como uma reação ao fechamento das escolas durante a pandemia do COVID-19 em 2020 e que são parte do que são conhecidas como Práticas de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. O objetivo dessa análise é iniciar a discussão sobre o papel protagonizado pela Educação Aberta durante a pandemia e fornecer argumentos que apoiem a formação de políticas públicas. Serão descritas iniciativas de cinco países – Grécia, Itália, Polônia, Uruguai e Brasil. Para cada país forneceremos: 1. histórias específicas sobre a compreensão mais ampla do conceito de Educação Aberta durante a pandemia para incentivar debate e inspiração. Cada iniciativa é relacionada a uma Recomendação de Recurso de Educação Aberta da UNESCO (UNESCO, 2021); 2. as reações governamentais frente à pandemia e as ações tomadas, também do ponto de vista do uso da Educação Aberta para aprendizagem remota;  3. uma breve descrição dos sistemas educacionais nos dias antes da pandemia. Conclusões chave do estudo foram tiradas a partir dos registros das discussões entre os autores dos relatos e ativistas da Educação Aberta durante um workshop de dois dias em outubro de 2020 tais como: recursos, instituições e infra-estrutura construídos no modelo da Educação Aberta fornecem resiliência aos sistemas educacionais.

Palavras-chave


Grécia. Itália. Polônia. Uruguai. Brasil. Recursos Educacionais Abertos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224

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