Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif; SCHALL, Virgínia Torres. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
BAGUMA, G., BARANIUK, R., BEZUIDENHOUT, K., BISSELL, A., BOWLIN, R., BROWNE, D., CUPLINSKAS, D., DALZIEL, J., FORD, H., GRAY, E., HAGEMANN, M., HORNER, M., HUDSON, J., KING, H., LESPERANCE, J., LEVY, P., LIPSZYC, J., PETRIDES, L., RENS, A., ROSENFELD, D., SCHMIDT, J. P., SURMAN, M., TAYLOR, A., WALES, J., WEST, P., WESTERMANN, W., WILEY, D.. Declaração de Educação Aberta da Cidade do Cabo. Shuttleworth Foundation, Open Society Foundation. Cidade do Cabo, África do Sul, 2017. Disponível em: https://www.capetowndeclaration.org/ Acesso em: 17/03/2021.
BIERNAT, M., BUCHNER, A., MAJCHRZAK, M., WIERZBICKA, M. Edukacja zdalna w czasie pandemii. Centrum Cyfrowe. 2020. Disponível em:
zdalna_w_czasie_pandemii.pptx-2.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.
BM - BANCO MUNDIAL. Government expenditure on education, total (% of GDP) - Uruguay, Poland, Brazil, Italy, Greece. Setembro, 2020. Disponível em: , Acesso em: 17/03/2021.
BOZKURT, A.; JUNG, I.; XIAO, J.; VLADIMIRSCHI, V.; SCHUWER, R.; EGOROV, G.; LAMBERT, S.; AL-FREIH, M.; PETE, J.; OLCOTT, JR., D.; RODES, V.; ARANCIAGA, I.; BALI, M.; ALVAREZ, A. J.; ROBERTS, J.; PAZUREK, A.; RAFFAGHELLI, J. E.; PANAGIOTOU, N.; DE COËTLOGON, P.; SHAHADU, S.; BROWN, M.; ASINO, T. I.; TUMWESIGE, J.; RAMÍREZ REYES, T.; BARRIOS IPENZA, E.; OSSIANNILSSON, E.; BOND, M.; BELHAMEL, K.; IRVINE, V.; SHARMA, R. C.; ADAM, T.; JANSSEN, B.; SKLYAROVA, T.; OLCOTT, N.; AMBROSINO, A.; LAZOU, C.; MOCQUET, B.; MANO, M.; PASKEVICIUS, M. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-126, 6 Jun. 2020. Disponível em: https://asianjde.org/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/462 Acesso em: 17/03/2021.
BP - Biblioteca País. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CC - Ceibal en Casa. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CCE - Ceibal en Casa para Estudiantes. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CDT - CITTÁ DI TORINO. Formazione e scuola. Cittá di Torino. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CEIBAL. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CGIbr - Conselho Gestor de Internet. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CL - Ciekaweliczby.pl - O 22% zwiększyła się liczba prywatnych podstawówek. 31/03/2019. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
CPA - Convide-me para sua aula. 2021. Facebook. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
DE - Dados Educacionais. Governo do Estado de São Paulo. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
D.M. n. 781. Il Ministro dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. 27/09/2013. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021
EACEA. Italy overview. 2021. Disponível em: . Acesso em:17/03/2021.
EWP - Elektroniczne wersje podręczników i materiałów dydaktycznych – pobierz bezpłatnie ze stron wydawców. 01/04/2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
FNP - Fundacja Nowoczesna Polska. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
G1. Escolas públicas e particulares de SP começam suspensão das aulas nesta segunda. Globo. 16/03/2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
GEADG - Grupo Educação a Distância Grécia. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
GRANDISOLI, Edson; JACOBI, Pedro Roberto; MARCHINI, Silvio. Pesquisa: Educação, Docência e a COVID-19. Universidade de São Paulo: Cidades Globais. Instituto de Estudos Avançados da USP, 2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
HOC-LAB - Hypermedia Open Center Laboratory. Politecnica di Milano. Milão, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
HEWLETT FOUNDATION. Open Education. Hewlett Foundation. 2021. Disponível em: . Acesso em: 27/06/2021.
HSA - HELLENICAL STATISTICAL AUTHORITY. Statistics – ELSTAT. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
HUANG, R., LIU, D., TLILI, A., KNYAZEVA, S., CHANG, T. W., ZHANG, X., BURGOS, D., JEMNI, M., ZHANG, M., ZHUANG, R., & HOLOTESCU, C. (2020). Guidance on Open Educational Practices during School Closures: Utilizing OER under COVID-19 Pandemic in line with UNESCO OER Recommendation. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University. Disponível em: https://iite.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/Guidance-on-Open-Educational-Practices-during-School-Closures-English-Version-V1_0.pdf Acesso em: 17/03/2021.
INE - Estimaciones y Proyecciones – Instituto Nacional de Estadística. Internet Archive. 2021. Disponível em:
archive.org/web/20190322200708/http://www.ine.gub.uy/web/
guest/estimaciones-y-proyecciones>. Acesso em: 17/03/2021.
ISTAT - Istituto Nazionale di Stastica. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
KEF - Katalyst Education Foundation. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
LIBRUS. Raport nr 2. 01/05/2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
MCGREAL, Rory. Special report on the role of open educational resources in supporting the sustainable development goal 4: Quality education challenges and opportunities. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 18, n. 7, 2017.
MI - MINISTERO DELL`ISTRUZIONE. Coronavirus, attenersi a notizie ufficiali. No a circolazione di informazioni non verificate. 24/02/2020. Ministero dell'Istruzione. Ministero dell'Università e della Ricerca. Governo Italiano. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
MUIR - MINISTERO DELL`UNIVERSITÁ E DELLA RICERCA. Università, Manfredi: fino al 15 marzo sospensione attività didattiche. 04/03/3020. Ministero dell'Istruzione. Ministero dell'Università e della Ricerca. Governo Italiano. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
OECD. Education at a Glance. 2019. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
OECD. Education at a Glance. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
OSE - Ogólnopolska Siec Edukacyjna. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
PELGRUM, W. J. (2001). Obstacles to the integration of ICT in education: Results from a worldwide educational assessment. Computers and Education, 37, 163-178.
PTASZEK, G., BIGAJ, M., DEBSKI, M., PYZALSKI, J. & STUNZA, G. D. (2020). Zdalna edukacja - gdzie byliśmy, dokąd idziemy? Wstępne wyniki badania naukowego „Zdalne nauczanie a adaptacja do warunków społecznych w czasie epidemii koronawirusa”. Warszawa 2020. Disponível em:
zdalnenauczanie_org_prezentacja.pdf>. Acesso em: 17/03/2021.
PISTACJA. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
PON. Scuola Valore. 2007. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
RADWAN, A. Liczniejsze klasy i mniej nauczycieli. Nowy rok szkolny zmusi do zaciskania pasa. 2020. Disponível em:
szkolny-2020-2021-subwencja-oswiatowa-podwyzki.html>. Acesso em: 17/03/2021.
REAC - Repositorio de recursos abiertos. Plan Ceibal. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
RIPANI, M. F. Uruguay: Ceibal en Casa (Ceibal at home), Education
continuity stories series, OECD Publishing, Paris. 2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
RR - RedRea. Governo do Uruguai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
SILVA, Antonio Carlos Coutinho Gouvea da. “Projeções da População - Estatísticas - IBGE :: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”. Disponível em: . Acesso em: 30/08/2018.
SP - SOBIESIAK-PENSZKO, P. PAZDERSKI, F. Dyrektorzy do zadań specjalnych – edukacja zdalna w czasach izolacji. Prezentacja wyników badania. 08/06/2020. Disponível em:
zadan%CC%81%20specjalnych.pdf>. Acesso em:17/03/2021.
STAT PL - Statistics Poland. The Central Statistical Office. Population. The Current Situation, Structure and Natural Traffic in Geographical Cross-Section in 2019. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
TORINO. Risorse per una didattica della vicinanza. Divisione Servizi Educativi - Città di Torino. Città di Torino Formazione e Scuola. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
TCL - TORINO CITY LOVE. Torino City Lab. Turim, Itália, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
TK - Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil : TIC Kids Online Brasil 2019 [livro eletrônico] = Survey on Internet use by children in Brazil : ICT Kids Online Brazil 2019 / [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
UE - Uruguai Educa. ANEP. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
UGGERI, M., TORREBRUNO, A. Syllabo DOL MOOC - E-collaboration a scuola e non - Massive open online course. Politecnico di Milano. Março de 2020. Milão, Itália. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
UNESCO. Recomendações para Educação Aberta UNESCO. UNESCO, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
WINSOR, M. SCHUMAKER, E. Northern Italy closes schools and suspends gatherings as coronavirus cases mount. ABC News. 21/02/2020. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
WIKIPEDIA. Open Source. Wikipedia. Wikipedia Foundation, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
WILEY, D. How Is Open Pedagogy Different? Open Content. 04/04/2017. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
WL - Wolne Lektury. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
ZL - Zdalne Lekcje. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2021.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.