Tecnologias digitais e práticas docentes na pandemia: (re)inventando o estágio supervisionado em letras

Autores

  • Luciano Santos Xavier Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0001-6919-7065
  • Crizeide Miranda Freire Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Antenor Rita Gomes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61093

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Prática Docente. Letras. Pandemia. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo localiza-se no contexto em que a pandemia da Covid-19 impactou inúmeras atividades em todo mundo, sobretudo as práticas de ensino e formação de professores nas licenciaturas. Aqui são abordas experiências docentes mediadas via tecnologia e consolidadas no curso livre “Escola em Cena”, realizado com vistas aos componentes curriculares dos Estágios Supervisionados e Práticas Pedagógicas do Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCH – Campus IV. Em função das limitações da perspectiva traçada na construção deste trabalho, nos atemos a um dos projetos executados no referido curso livre, a saber: “Literomusicalizando a Língua Portuguesa”.  Nossa metodologia é de abordagem qualitativa, por trazer os impactos e possibilidades pedagógicas construídas pelos discentes do curso de Letras, então autores dos espaços digitais, os quais denominamos “cenários educacionais”. Baseamo-nos em autores como Bates (2017), Moran (2012), Pinheiro (2018), entre outros, a fim de fundamentar as discussões sobre as tecnologias digitais e a imersão das práticas educacionais nesse contexto. Os resultados desembocam nas possibilidades de ensino e formação de professores via mediação tecnológica, assim como horizontaliza uma série de questões que envolve o trabalho em Letras e suas possibilidades com as tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Luciano Santos Xavier, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduando em Literatura Contemporânea pela Faculdade de Educação São Luís (FESL) e graduado em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Crizeide Miranda Freire, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Crítica Cultural, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus II. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB – Campus I. Docente do Departamento de Ciências Humanas da UNEB – Campus IV, Jacobina/BA.

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutor pela Universidade de Cádiz - Espanha e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV, na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED).

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

SANTOS XAVIER, Luciano; MIRANDA FREIRE, Crizeide; RITA GOMES, Antenor. Tecnologias digitais e práticas docentes na pandemia: (re)inventando o estágio supervisionado em letras. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 276–292, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.61093. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/61093. Acesso em: 19 abr. 2024.