Contribuições de Paulo Freire para o ensino da leitura e escrita: dimensão linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60147

Palavras-chave:

Didática. Leitura e Escrita. Alfabetização. Formação de Professores.

Resumo

Neste trabalho, busca-se refletir sobre o pensamento freireano em relação ao ensino de leitura e escrita no contexto da cibercultura, destacando a sua dimensão linguística. Entende-se que, para o seu desenvolvimento teórico e metodológico, faz-se premente articular de modo indissociável a tríde: sujeitos, conhecimento e projeto social emancipatório para a formação humana. Por que a palavra se constitui substância e verbo para ensinar e aprender a ler e a escrever? E por quais razões a pesquisação do universo de fala inaugura esse processo? Por que as atividades de ensino exigem a leitura da realidade e a leitura da palavra escrita (re)produzidas em situações e contextos sociais concretos? Como as palavras se tornam a menor unidade da pesquisa e suas pautas sonoras compõem as unidades mínimas do pensamento filosófico de Paulo Freire? Quais são efetivamente os princípios linguísticos que fundamentam sua epistemologia educacional? A expectativa é que as discussões apresentadas possam contribuir ainda mais para o fortalecimento dos atos pedagógicos emancipatórios e das pesquisas no campo da formação de professores, da alfabetização, da Didática e da educação em geral.

Biografia do Autor

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino - área e Didática, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALEXANDRE, Agripina Faria. Metodologia científica e educação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção primeiros passos; 38).

AUTOR. A oralidade na formação linguística do professor alfabetizador. Revista Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 55-75, jan./abr. 2015.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. In: EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2014, p. 15-20.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire uma história de vida. Indaiatuba/SP: Villa das Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época)

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?; tradução de Rosisca Darcy de Oliveira / prefácio de Jacques Chonchol. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

LAZARO, André; TELES, Jorge. Letramento e políticas públicas para EJA: oportunidades e desafios na primeira década do século XXI. In: RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D´Império; BATISTA, Antônio Augusto Gomes.(Orgs.) Alfabetização e letramento no Brasil: 10 anos do INAF. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p.295-325.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

MEKSENAS, Paulo. Cidadania, poder e comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Edmea. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 5658-5671. [ISBN- 978-972-8746-71-1]

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Contribuições de Paulo Freire para o ensino da leitura e escrita: dimensão linguística. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 191–206, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60147. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60147. Acesso em: 16 abr. 2024.