Revisitando os construtos de Paulo Freire para o enfrentamento da docência na crise causada pela pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60106

Palavras-chave:

Aulas remotas emergenciais. Educação libertadora. Educação bancária. Tecnologias digitais.

Resumo

A diversidade de realidades no processo educativo nacional e internacional e os desafios emergentes provenientes da pandemia de Covid-19 impactaram a atuação docente, que necessitou transpor a atuação presencial para a modalidade remota, mediada pelas tecnologias digitais. Frente a esse desafio, elegeu-se como questão de investigação: a experiência de alunos de um programa de pós-graduação stricto sensu mediado por tecnologias digitais, impostas pela pandemia de Covid-19, possibilita identificar os construtos freirianos como ponto de reflexão para a reestruturação da prática pedagógica? Objetivamente, buscou-se identificar, nos relatos dos alunos de um programa de pós-graduação stricto sensu que vivenciaram um processo educativo mediado pelas tecnologias digitais, em decorrência da referida pandemia, os construtos freirianos como base epistemológica para refletir sobre a prática pedagógica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, configurou-se como um estudo de caso único. Para a construção dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado com questões abertas, aplicado a um grupo de mestrandos e doutorandos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma universidade privada de grande porte do Sul do país. A fundamentação epistemológica teórico-conceitual tem como principal autor Freire (1992, 1993a, 1993b, 1996). A investigação permitiu perceber que as contribuições dos participantes acolhem construtos da educação transformadora, apontada nas categorias: visão da aceitação do novo, afetividade, engajamento didático e interação e colaboração. A pesquisa reflete a necessidade de humanização, assim como de um pensamento ético e político, pautada num processo educativo baseado na dialogicidade e na amorosidade, que fundamentam a educação para a liberdade. 

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Mestre e Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação da Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná. Brasil.

Patricia Lupion Torres, Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora e Professora d Programa de Pós-Graduação da Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná.

Edna Liz Prigol, Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) na Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná. Brasil. Mestre e Doutora em Educação pela PUC PR.

Referências

BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia Covid-19. Revista Novos Rumos Sociológicos, Pelotas, v. 8, n. 14, p. 8-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/19908. Acesso em: 12 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, em 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. 2020b.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Painel TIC COVID-19. 3. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/tic-covid-19/painel-covid-19/3-edicao/C16W/. Acesso em: 13 maio 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993a.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, Francielle Nogueira; SANTOS, Priscila Costa; ALVES, Vivian Vaz Batista. A sonoridade de uma rede chamada educação em tempos de covid-19. In: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da (Org.). De Wuhan a Perdizes: trajetos educativos. São Paulo: EDUC, 2020. p. 94-107.

MORIN, Edgar. Sete saberes necessários para educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 21 maio 2021.

SILVA, Ana Valéria Barbosa da. Coronavírus: a entropia do século XXI. In: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da (Org.). De Wuhan a Perdizes: trajetos educativos. São Paulo: EDUC, 2020. p. 22-34.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patricia Lupion; PRIGOL, Edna Liz. Revisitando os construtos de Paulo Freire para o enfrentamento da docência na crise causada pela pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 104–122, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60106. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60106. Acesso em: 18 abr. 2024.