Grupo de estudo: um relato de experiência sobre a mediação virtual durante a pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60080

Palavras-chave:

grupo de estudo, mediação virtual, ensino remoto, aprendizagem colaborativa, sociabilidade

Resumo

O presente artigo refere-se a um relato de experiência acerca de uma das atividades realizadas por meio do Projeto de Mediação Virtual. Trata-se de um grupo de estudo virtual realizado com alunos dos segundos anos de uma instituição de ensino de Ji-Paraná e de outra instituição pública de ensino situada na cidade vizinha, Ouro Preto do Oeste. O projeto teve como objetivo promover o aprofundamento do processo de aprendizagem por intermédio do ensino remoto, em decorrência da Pandemia de COVID-19. Como aporte teórico a criação do grupo pauta-se nos estudos de Freire (1996), Dayrell (2007) e em especial, na abordagem dos pesquisadores Murphy e Lick (2005). Isto posto, a atividade em pauta realizou-se por meio de um grupo no WhatsApp, onde os 57 participantes formaram uma comunidade com ênfase na troca de conhecimentos. Os resultados do grupo de estudo  mostraram que a dinamização do ensino é fundamental para motivar o processo educacional e promover uma aprendizagem colaborativa.


 

Biografia do Autor

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná

Mestrado em Letras pela (UNIR-2019),  Graduação em Letras (FAEC-2005) e graduação em Serviço Social (UNIP-2019)docente do IFRO - Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como professora de Língua Portuguesa e Literatura. Atua no campo de investigação sobre o ensino da Língua Portuguesa e da Literatura, com foco na leitura e escrita por meio de práticas que envolvem o Multiletramento Literário. 

Alyne Pereira de Oliveira

Estudante do 3º Ano, curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, bolsista pelo Projeto de mediação virtual (IFRO). E-mail: alynepereiradeoliveira@gmail.com

Referências

BARROS, Marilisa Berti de Azevedo et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 4, e2020427, set, 2020. Disponível em < http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000400021 > Acessos em 30 jan. 2021 Epub 20-Ago-2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742020000400018.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302007000300022&script=sci_abstract&tlng=pt > Acesso em 31 jan. de 2021.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996

GATES, Bill. A Estrada do Futuro. 1ª Edição, São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

Grupos de Estudo: por que são importantes e como montar um?. Disponível em < https://blog.unyleya.edu.br/dicas-de-estudo/grupos-de-estudo-por-que-sao-importantes-e-como-montar-um/>. Acesso em 28/01/2021;

MARQUES, Diego. Quem Quer Ser um Medalhista? Como se Tornar um Super Atleta dos Números. 1ª Edição.

MURPHY, Carlene U., LICK, Dale W. (2005). Whole-Faculty Study Groups: Creating professional learning communities that target student learning. 3rd ed. Thousand Oaks, CA: Corwin. 2005

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-PortuguÊs de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671. Disponível em: < https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf > Acesso em 29 jan. 2021.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: Teoria e prática. In Metodologias para a produção do conhecimento: da concepção à prática. org. Patrícia Lupion Torres. Coleção Agrinho. Curitiba: SENAR-PR, 2015. p 61- 93. Disponível em: < https://www.agrinho.com.br/ebook/senar/livro1/files/MetodologiaProducaoConhecimento.pdf > Acesso em 28 abr 2021

UNINASSAU. A importância dos grupos de estudos na formação profissional, por Breno Leal. Notícias: Educação. 09 de julho de 2020. Disponível em: < https://www.uninassau.edu.br/noticias/importancia-dos-grupos-de-estudos-na-formacao-profissional>. Acesso em 28 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

MACIEL, Geovânia de Souza Andrade; OLIVEIRA, Alyne Pereira de. Grupo de estudo: um relato de experiência sobre a mediação virtual durante a pandemia do Covid-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 123–138, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60080. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60080. Acesso em: 25 abr. 2024.