Relato de Experiência do uso das TDIC por alunos chamados de nativos digitais em Escola Pública Estadual de Ensino Médio em Recife-PE

Autores

  • Claudemir Jeremias de Lima UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil https://orcid.org/0000-0001-9497-4348
  • Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil https://orcid.org/0000-0002-4612-2535
  • Neiton Carvalho da Silva UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil http://orcid.org/0000-0001-7786-856X
  • Elidiene gomes de oliveira Lima UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC http://orcid.org/0000-0002-3625-4817

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59815

Palavras-chave:

TDIC, Nativos digitais, BNCC, ETE.

Resumo

Com grande utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no ensino aprendizagem. Os chamados nativos digitais nascidos e crescidos rodeados de tecnologia e mídia digital podem sim ter dificuldade de acessar informações e utilizar os dispositivos. A hipótese levantada neste trabalho é que, apesar de ser chamado de nativos digitais, há sim dificuldades para a utilização dos recursos tecnológicos (TDICs) pelos alunos em sala de aula das escolas públicas. Investigamos as dificuldades dos estudantes na utilização dos recursos tecnológicos, computador desktop, buscando responder sobre os dispositivos tecnológicos mais utilizados, nível de conhecimento sobre os Aplicativos Office, utilização de jogos online comparado com os alunos que não jogam online. Para a verificação da pertinência dessa hipótese, realizou-se uma pesquisa documental e pesquisa quantitativa com aplicação de questionário online e tabulação dos dados em uma Escola ETE da rede pública da região metropolitana do Recife. A principal contribuição desta pesquisa foi a identificação dos principais recursos tecnológicos mais utilizados pelos estudantes e a relação que foi identificada da utilização do computador para jogos online e a maior familiaridade com os recursos de hardware e softwares.

Biografia do Autor

Claudemir Jeremias de Lima, UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil

Mestrado em Informática Aplicada - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Bacharel em Sistemas de Informação - Faculdade Integrada do Recife - FIR. Especialização em Educação à Distância pela Universidade Castelo Branco Rio de Janeiro e Especialização Mídias na Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho, UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e PhD in Computer Science pela City, University of London (2011) e fez pós-doutorado na The Open University (UK) em 2016. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: rastreamento de software, engenharia de requisitos, desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e desenvolvimentos de aplicações para web. Outras áreas de interesse inclui: jogos sérios e Web VR.

Neiton Carvalho da Silva, UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)- Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) Rua Manuel de Medeiros, s/n -- Dois Irmãos, Recife -- PE, CEP 52171-900 -- Brasil

Mestrando em Informática Aplicada - UFRPE. Especialização em Informática na Educação - Faculdade Licenciatura em Computação - UFRPE -Licenciatura em Matemática - FAEL - Bacharel em Sistemas de Informação - UFRPE - Técnico em Informática para Internet - IFPE - Técnico em Mecânica Industrial - IFPE- - Busco aplicar a tecnologia para contribuir na sociedade

Elidiene gomes de oliveira Lima, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC, UFPE Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Tem Especialização em Tecnologia na Aprendizagem pelo Centro Universitário Senac de São Paulo na modalidade à distância . Possui Especialização em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Frassinetti do Recife. Foi tutora a distância em metodologia na EAD - COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AUGOSTINHO IKAS-CODAI-UFRPE no período de 2012 a 2015. É professor I polivalente da Prefeitura Municipal de Recife desde 2003 e lecionou Matemática e Ciências em turmas de jovens e adultos (2011 a 2019) .

Referências

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, p. 58-82, 2020.

LAURINDO, Anderson Pedro et al. Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 363-379, 2020.

DANTAS, Dina Mara Pinheiro et al. O descompasso da sala de aula e as Tecnologias Digitais. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e79691110416-e79691110416, 2020.

DO NASCIMENTO, Regina Célia Ramos. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS.2020

ALVES, Gleissel Florisbelo et al. A percepção do uso das TDICs por professores em escolas públicas estaduais de ensino médio em Uberlândia/MG. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio.Acesso em:03 abril. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em:03 abril. 2021.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Apresentação. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO,

A. E. (Org.). Letramento digital: aspectos sociais possiblidades pedagógicas. 3. ed. Belo

Horizonte: Autêntica, 2017. p. 7-11.

DE MELO, Maria Emília Ferraz Almeida; SOARES, Félix Alexandre Antunes; DE OMENA, Cristhiane Maria Bazílio. O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 21, p. 323-353, 2020

DOS SANTOS, Jorge Alberto. DESAFIOS QUE OS ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS LEVAM PARA A ESCOLA: RELATOS DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 2, p. 23-23, 2021.

Sara M. González-Betancor, Alexis J. López-Puig, M. Eugenia Cardenal, Digital inequality at home. The school as compensatory agent,Computers & Education, Volume 168,2021,104195,ISSN 0360-1315,https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104195. (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131521000725)

PINOCHET, Luis. Tecnologia da informação e comunicação. Elsevier Brasil, 2014.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Iberoamericana de educación, p. 63-90, 2000.

YIN, RobertK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

DE LIMA, Claudemir Jeremias; FILHO, Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros; DA SILVA, Neiton Carvalho; LIMA, Elidiene gomes de oliveira. Relato de Experiência do uso das TDIC por alunos chamados de nativos digitais em Escola Pública Estadual de Ensino Médio em Recife-PE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 258–272, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.59815. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/59815. Acesso em: 25 abr. 2024.