Versos e reversos de uma gestora escolar em tempos de ensino remoto

Joseane Lima Muniz

Resumo


 

Diante do cenário pandêmico atual, a necessidade do ensino remoto fez com que os profissionais da educação se reinventassem. Nessa perspectiva, é necessário que os aprendizados adquiridos durante esse processo sejam registrados. Assim, a proposta deste manuscrito é relatar a experiência de uma coordenadora escolar à frente da gestão de uma escola da rede estadual do Ceará no ano de 2020. O trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica atrelada ao relato da prática da própria autora, o qual apresenta as dificuldades, os desafios e as superações, envolvendo os diferentes processos que são realidades na educação como a avaliação, o acompanhamento pedagógico e o desenvolvimento de projetos que acontecem no cotidiano escolar, e como tudo isso tornou-se possível acontecer fora dos muros da escola. De acordo com o relato foi possível perceber que a escola, já tão importante em tempos “normais”, nesse momento de distanciamento foi ainda mais necessária, rompendo espaços físicos e estreitando vínculos.


Palavras-chave


Aprendizagem. Ensino Remoto. Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


BOUCHARD, Paul. Autonomia e distância transacional na formação a distância. In: ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas. Porto Alegre: Artmed, 2000. cap. 3.

CEARÁ. Decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020. Intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus. Diário Oficial do Estado do Ceará, Poder Executivo, Fortaleza, série 3, ano 12, n. 56. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/decretos-do-governo-do-ceara-com-acoes-contra-o-coronavirus Acesso em: 01 de maio 2021

COSTA, G. P.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. O “projeto professor diretor de turma” nas escolas de ensino médio do Ceará como possibilidade de promoção do direito humano à educação. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 7, n. 1, Jan – Jun, 2018.

FARIAS, D. F. Um relato de experiência: o uso do whatsapp no ensino de fisica durante o isolamento social no Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso (Anexo Tuiutiba). Estudos IAT, Salvador, v.5, n.3, p. 307-317, out., 2020. Disponível em: http://estudosiat.sec.ba.gov.br. Acesso em 29 ago 2021

GAROFALO, Débora. Professor, use mais (e melhor) o Excel em suas aulas. Portal Revista Nova Escola [05/09/2018]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12535/ professor-use-mais-e-melhor-o-excel-em-suas-aulas. Acesso em 31 de jul. 2021.

GOTTI, Alessandra. Como avaliar em tempos de pandemia? Portal Revista Nova Escola, [30/06/2020]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19435/como-avaliar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 30 de jul. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos; Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

PAYTON, Walter. [Ano ?]. Disponível em: https://www.facebook.com/EscritoNoLivro QueEuLi/posts/1054059007966872/. Acesso em: 07 mar. 2021.

MARINHO, T. B.; LEMOS, R. S.; NUNES, A. L. B.; SILVA, A. C. B.; CAVALCANTE, D. da N e S. Viabilidade do google meet em aulas remotas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 48., 2020, Caxias do Sul, Anais[...] Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2020, p. 1-10.

MARQUESIN, D. F.; BENEVIDES, C. R. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: reflexões sobre a cola. Revista da Educação, Santa Maria, v. 14, n. 18, p. 9-18, 2011.

MARTINS, A. F. M.; ANDRADE, A.B. dos S. ZANDAVALLI, C.B. Desafios da coordenação pedagógica em Mato Grosso do Sul em tempos de trabalho remoto. In:

INTEGRA EAD, 1., 2020, Campo Grande. Anais[...] Campo Grande: UFMS, 2020. p. 1-15.

MARTINS, F. A.; PARREIRA JUNIOR, W. M. Caminhos alternativos de aula remota utilizando recursos digitais. In: SEMINÁRIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, 3., 2020, Uberaba, Anais [...] Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2020, p. 1-

MONTEIRO, Márcio de Oliveira. Avaliação em tempos de pandemia: uma abordagem holística do processo. Revista Transformar, São José de Itaperuna, ano. 14, Edição Especial, mai./ago. p. 6-27, 2020.

PÁDUA, C. A. L. de O.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico em tempo de pandemia: um relato de experiência. Holos, Natal, ano 36, v.5, e.11393, p. 1-12, 2020.

PASCHOALINO, J. B. DE Q.; RAMALHO, M. L.; QUEIROZ.; V. C. B. de. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 23, p. 113-130, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/index ISBN: 1983-5000 113. Acesso em: 07 mar. 2021.

SANTOS, Michele Serafim. O trabalho do coordenador pedagógico em tempos de pandemia: relatos de uma articuladora sobre atividades remotas. In: INTEGRA EAD, 1., 2020, Campo Grande. Anais[...] Campo Grande: UFMS, 2020. p. 1-8.

SANTOS, E. C. dos; SANTOS, R. F. F. dos. WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações. In: SÍMPOSIO INTERNACIONAL DE COMUNIÇÃO, 10., 2021, Aracaju, Anais [...] Aracaju: Universidade Tiradentes, 2021, p. 1-14.

SARAIVA, K.; TRAVERSINO, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020 Disponível em: Acesso em: 07 mar. 2021.

SILVA, S. R. T de F.; MACHADO, E. Reflexões sobre a educação em época de crise, o impacto da pandemia: a partir da visão de professores da educação básica. In:

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 86., 2021, La Habana. Anais eletrônicos[...] La Habana: Ministerio de Educación de la República de Cuba, 2021. Disponível em: https://www.pedagogiacuba.com/simposio/formacion-integral-de-ninos- adolescentes-y-jovenes-la-prevencion-y-mitigacion-de-multiriesgos-de-desastres-naturales-tecnologicos-y-sanitarios/. Acesso em: 31 jul. 2021.

SIQUEIRA, M. L. G.; ALTINO FILHO, H. V.; CRUZ, T. O. F. da; NEIVA, E. M. S. da; ASSUNÇÃO, B. R. Plataformas educativas nas aulas remotas durante a pandemia causada pelo covid-19. Noite Acadêmica, Recife, v. 1, p. 1-9, 2021.

TAVARES, Andrevaldo Glaidson Pereira. O professor diretor de turma como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Revista Pedagógica, Chapecó, Ano 14, n. 27, v. 02 jul./dez. 2011.

TEIXEIRA, D. A. de O.; NASCIMENTO, F. L. Ensino remoto: o uso do google meet na pandemia da COVID-19. Boletim da Conjuntura, Boa Vista, ano 3, v. 7, n.19, p. 44-61, 2021. Disponível em: http://www.ioles.com.br/boca. Acesso em: 31 jul. 2021.

TINOCA, L.; OLIVEIRA, I. Formative assessment of teachers in the context of an online learning environment. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v.19, n. 2, p. 221-234, 2013.

VALE, Leandra Mendes do; Aulas Remotas e as Ferramentas do Google. Portal Eletrônico Fluência Digital [28/08/2020]. Disponível em: https://fluenciadigital.net.br. Acesso em: 31 jul. 2021.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59534

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.