Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59471Palavras-chave:
Multiletramentos. Educação midiática. Metodologias ativas.Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma prática didática desenvolvida na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos e da integração curricular das tecnologias digitais. Os participantes foram 39 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da capital de São Paulo que, num período de pouco mais de três meses, se envolveram num projeto integrado coordenado por professores de diferentes componentes curriculares. Este texto tem por objetivos relatar a percepção dos professores ao participarem dessa experiência didática; identificar quais foram os sentidos atribuídos pelos alunos e observar o que a produção deles revela sobre suas aprendizagens. Os dados foram coletados por meio de depoimentos em vídeos, questionário, produções discentes e diário de observação docente. Neste artigo analisamos os depoimentos dos alunos. O referencial teórico que fundamentou a prática e análise dos dados baseou-se na Pedagogia dos Multiletramentos e Educação Midiática. Os resultados apontam para as potencialidades da pedagogia dos multiletramentos e da educação midiática, de forma integrada ao conteúdo curricular, pois proporcionaram aos professores formas significativas de trabalhar conteúdos e, aos alunos, o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, o aprendizado advindo do trabalho em equipe, o desenvolvimento de pesquisas, seleções de informações, produção de conteúdo e tomada de decisões.
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