Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59471

Palavras-chave:

Multiletramentos. Educação midiática. Metodologias ativas.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma prática didática desenvolvida na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos e da integração curricular das tecnologias digitais. Os participantes foram 39 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da capital de São Paulo que, num período de pouco mais de três meses, se envolveram num projeto integrado coordenado por professores de diferentes componentes curriculares. Este texto tem por objetivos relatar a percepção dos professores ao participarem dessa experiência didática; identificar quais foram os sentidos atribuídos pelos alunos e observar o que a produção deles revela sobre suas aprendizagens. Os dados foram coletados por meio de depoimentos em vídeos, questionário, produções discentes e diário de observação docente. Neste artigo analisamos os depoimentos dos alunos. O referencial teórico que fundamentou a prática e análise dos dados baseou-se na Pedagogia dos Multiletramentos e Educação Midiática. Os resultados apontam para as potencialidades da pedagogia dos multiletramentos e da educação midiática, de forma integrada ao conteúdo curricular, pois proporcionaram aos professores formas significativas de trabalhar conteúdos e, aos alunos, o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, o aprendizado advindo do trabalho em equipe, o desenvolvimento de pesquisas, seleções de informações, produção de conteúdo e tomada de decisões.

Biografia do Autor

Jeanny Meiry Sombra Silva, Puc-SP

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEE-SP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEE-SP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação. Desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem dez anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, formação de gestores, estratégias de ensino, currículo, avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

Juliana Caetano Neto, PUC-SP

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Formação de Educadores com suporte em meio digital e do grupo de pesquisa  em Comunicação e Criação nas Mídias - CCM, ambos do(a) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e Bacharel em Comunicação em Multimeios (PUC-SP). Possui especialização em Computer Arts pela London College of Music and Media. É pesquisadora das mídias, gêneros e processos criativos na rede há mais de 10 anos e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM) pela PUC-SP/CAPES. No mercado, assumiu diferentes funções na área de Comunicação e Marketing, em sua maioria à frente de projetos digitais. Atuou como analista de marketing digital, com planejamento e execução de campanhas em agências, editoras e produtoras. Na área educacional desde 2011, atua como como coordenadora geral de tecnologia educacional em uma escola bilíngue em SP. Também presta assessoria na implantação de projetos educacionais através do uso de tecnologias que tem como objetivo promover uma cultura transdisciplinar, inovadora e transformadora. Pesquisadora de gêneros e processos de criação nas mídias, atualmente desenvolve estudos sobre a gestão do conhecimento e governança colaborativa em instituições de ensino, visando a construção de ambientes inovadores para o ensino-aprendizagem.

Thiago Henrique Valério Pereira, Stance Dual School

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Geografia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) 2013. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2010, lá desenvolveu pesquisas e participou do projeto CONSAD. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Geografia Econômica, Geografia Urbana, Geografia da População, com estudos relacionados a formação sócio-espacial nas pequenas cidades, cafeicultura, turismo e desenvolvimento local. 

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

SILVA, Jeanny Meiry Sombra; NETO, Juliana Caetano; PEREIRA, Thiago Henrique Valério; ARCEGA, Francielle Aparecida Miquilini. Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 97–120, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.59471. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/59471. Acesso em: 24 abr. 2024.