“Não sei se você entende, as coisas estão ai e a gente não consegue ver, não é não consegue ver, não consegue é entender”

Gregorio Galvão de Albuquerque

Resumo


O presente texto tem como objetivo apresentar a problemática da padronização da produção e dos modos de ver as imagens na sociedade contemporânea. Como forma de demonstração dessa padronização será apresentado resultados da aplicação, em sala de aula, da “dinâmica da imagem contemporânea”, com imagens divididas entre propagandas e pinturas. Os resultados obtidos com a aplicação da dinâmica são significados padronizados em grande parte das imagens de propaganda e um grande número de significados nas imagens de pintura. Esses resultados permitiram exemplificar e problematizar as leituras (padronizadas ou não) das imagens e seu papel social. Os resultados comprovam que os modos de ver imagens de propagandas possuem, geralmente, seus significados previamente construídos, enquanto as pinturas, os significados são revelados no momento de ver as imagens.


Palavras-chave


Imagem; Interpretação; Propaganda; Pintura

Texto completo:

PDF

Referências


ÁRIDO MOVIE, Lírio Ferreira, 2006.(filme)

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BOURDIEU, P. (2007). A Distinção – crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. Edusp, Porto Alegre, 2007.

DICIONÁRIO, Online de Português. Imagem. Disponível em https://www.dicio.com.br/imagem/. Acesso em 01 jun 2020.

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R.(org). Trad. Regina Thompson. 2ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p.95-123.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57267

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.