Práxis docente e currículo em ação: ensino, pesquisa e extensão narrados em três atos

Autores

  • José Alex Soares Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE/Professor Assistente Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-2366-9367

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56292

Palavras-chave:

Práxis docente. Currículo em ação. Ser docente. Aprender e (des)aprender

Resumo

O presente estudo aborda as conexões entre práxis docente e currículo em ação no espaço da universidade. Desse modo, analisaremos as manifestações do ensino, da pesquisa e da extensão na práxis docente como dispositivos que interagem para a constituição do currículo em ação. Metodologicamente, adotamos o dispositivo da perspectiva freireana, fundado na ação/reflexão/ação para teorizarmos sobre o construto da nossa própria práxis, desenvolvida no chão da universidade, como ser docente. Percebemos, sem desconsiderar as dificuldades existentes e impostas pelo real, que caminhos criativos e inovadores são possíveis de construir, outros de serem potencializados no contexto das universidades, quando cultivamos as diversas conexões entre ensino pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

José Alex Soares Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE/Professor Assistente Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagogo, mestre em Educação Brasileira, professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na área de Fundamentos Históricos, Legais e Normativos da Educação.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

SANTOS, José Alex Soares. Práxis docente e currículo em ação: ensino, pesquisa e extensão narrados em três atos. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 258–275, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.56292. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/56292. Acesso em: 29 mar. 2024.