O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas

Rodrigo dos Reis Nunes, Josiane Bispo Cruz Lima

Resumo


Este trabalho buscou discutir acerca das práticas de ensino desafiadoras frente às instabilidades do século XXI e, de forma mais específica, no ano 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou como instrumento de levantamento de dados, além da bibliografia consultada, um questionário semiestruturado que versou sobre questões direcionadas a docentes da rede pública e privada de ensino sobre a realidade de trabalho frente à pandemia e como eles têm lidado com as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Como resultado, pudemos constatar a presença de tensões relatadas pelos docentes que foram abruptamente postos à prática do ensino remoto, a necessidade de domínio de tecnologias específicas, além de constatarmos a importância da oferta de formação adequada para preparar melhor esses profissionais.


Palavras-chave


Educação; Formação docente; Ensino remoto; Tecnologias Digitais da Informação e da comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Mariana Ferreira; BARCELOS, Gilmara Teixeira; BATISTA, Silvia Cristina F. Sala de Aula Invertida: Caracterização e Reflexões. Congresso Integrado de Tecnologia na Educação, 2015. Disponível em: www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/citi/article/download/6363/4072, acesso em 30 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394, de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 3 nov. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 3 nov. 2020.

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020

CARDOSO, A. L. ; SANTO, Eniel do Espírito ; MOREIRA, J. A. M. . Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: um estudo com docentes do ensino superior. In: Kátia Soane Santos Araújo; Rosangela Patricia de Sousa Moreira. (Org.). As tecnologias na educação: desafios e possibilidades na prática docente. Curitiba: CRV, 2018, p. 325-336.

CHRISTENSEN, Clayton M; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, Maio de 2013. Disponível em: porvir.org/wp-content/uploads/.../PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em 20 out. 2020.

CIEB, Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para o ensino remoto. Cieb, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/pesquisa-analisa-estrategias-de-ensino-remoto-de-secretarias-de-educacao-durante-a-crise-da-covid-19/. Acesso em out. 2020

COUTO, E. S., COUTO, E. S., & CRUZ, I. de M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: Educação na Pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 200-217. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Acesso em 26 out. 2020.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br. Acesso em: 30 out. 2020.

GIDDENS, Anthony. As consequências da globalização. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991.

LEVY, Pierre. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço. 9 ed. São Paulo: Loyola, 2014.

MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Francia: Unesco, 1999.

MORIN, Edgar. ROGER, Ciurana Emilio. MOTTA, Raúl Domingo. Educar en la era planetaria: el pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Unesco, 2002.

SANTOS, Edméa. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. Em Aberto, v. 28, n. 94, 2015.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

ZAROCOSTAS, J. (2020). How to fight an infodemic. The Lancet, 395(10225), 676. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso 28 out. 2020




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.