TECNOLOGIA UBER NA CIDADE DE MANAUS: MOBILIDADE URBANA, REDES E CIBERCIDADES

Soraya Nurieh Auzier Costa

Resumo


O presente texto é uma resenha da dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, intitulada Estudo ecossistêmico sobre o aplicativo uber na cidade de Manaus: mobilidade urbana, redes e cibercidades, de Soraya Nurieh Auzier Costa, sob orientação do professor Dr. Jonas da Silva Gomes Júnior. O estudo, de abordagem ecossistêmica, busca compreender a partir da visão ecossistêmica as interferências causadas pela chegada do aplicativo Uber na cidade de Manaus em abril de 2017 e como esse serviço tecnológico de mobilidade urbana tem proporcionado novas dinâmicas na sociedade manauara, tendo por bases a perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais e apoio da Teoria Ator-Rede. O estudo observa como essas tecnologias de comunicação estão configurando e reconfigurando os espaços urbanos, as relações e práticas sociais, possibilitando analisar os processos de virtualização das cidades a partir da presença dessas tecnologias digitais via aplicações na mediação de prestações de serviços e nos levando a questionar a manutenção das políticas públicas na manutenção dos demais serviços de transportes públicos que devem servir a sociedade no geral.


Palavras-chave


Redes. Tecnologia. Ecossistemas comunicacionais. Cibercidades.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Leigiane Alves; NOGUEIRA, Wilson Souza; MARTINS, Rosemeire. Ecossistemas Comunicacionais e as Relações com a Interdisciplinaridade. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 14, p. 314-320, jun. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2018.

CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro. Desafios da mobilidade urbana no Brasil, Texto para Discussão, No. 2198, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília. 2016.

LEMOS, André. Cibercidades. In: LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Org.) Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001.

LEMOS,Andre, Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão.In: XXVIII Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 19 de set. de 2018.

LEMOS, André. Cidades inteligentes. GVexecutivo, v. 12 , nº 2, jul/dez. 2013. Disponível em: .

Acesso em: 14 ago. 2019.

PIRES, Hindenburgo Francisco. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento da Cibercidade: O advento da Cibercidade. Simpósio Internacional Cybercity, São Paulo, 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com (Portugual), n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2019.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55959

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.