PEDAGOGIAS MEMÉTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Os memes na cultura digital materializam a função pedagógica da comicidade e do humor em nosso tempo. Isso ajuda a explicar como a propagação dos mais variados tipos de memes replicados a partir de temáticas inerentes ao cenário pandêmico provocado pela viralização do Novo Corona vírus em 2020 produziram sentidos e subjetividades. Os memes incorporam a construção discursiva deste cenário, conectando-nos em nossos isolamentos, reforçando questões indenitárias, produzindo pedagogias e situações de aprendizagem. Não, obstante enquanto dispositivos comunicacionais da cultura digital, a capacidade pedagógica dos memes, mesmo que limitada, em sua profundidade, mostra-se inquestionável em termos de eficácia. Sendo assim, por meio de uma pesquisa qualitativa este artigo como objetivo geral analisar a atuação dos memes na comunicação e na formação da opinião publica na internet durante a pandemia de Covid-19.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução: Nathanael C. Caixeiro. Ed. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
BLACKMORE, S. The meme machine. Oxford: Oxford University Press, 2000.
CHAGAS, V. A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões politicas de um fenômeno do mundo digital. (Org). Salvador: Edufba, 2020.
CONSUMOTECA. In meme we trust. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2019.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001.
OLIVEIRA, K. E. J. A ciência dos memes e os memes da ciência: educação e divulgação científica na Cultura digital (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Tiradentes: Aracaju, 2020.
SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts, MA: MIT Press, 2014.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55838
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.