OS DILEMAS DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA

Gilson Vieira Monteiro

Resumo


Este artigo, quase um ensaio, contém algumas reflexões sobre os olhares e dilemas do ensino de Comunicação, registrando as idas e vindas, principalmente, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), até se chegar à criação do Curso Bacharelado em de Mídias Digitais, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT) do Campus Paulo Freire (CPF). É, mais que tudo, um conjunto de reflexões de quem tem 28 anos de experiência na docência superior em cursos de Graduação e Pós-graduação e se preocupa com os rumos que o ensino de Comunicação, especificamente de jornalismo, tomaram, nos últimos anos.


Palavras-chave


ensino, educação superior, ecossistemas comunicacionais, mídias digitais

Texto completo:

PDF

Referências


ABUDD, Maria Emília de O. MONTEIRO, Gilson. Pereira, FEITOZA, Mirna (Orgs). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Ufam, 2012.

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 7. ed. São Paulo, Ática, 1989.

BUARQUE, Cristovam. A Aventura da Universidade. Paz e Terra Unesp, São Paulo, 1994.

CALAZANS, Flávio. Propaganda subliminar multimídia. São Paulo, Summus, 1992.

CLANCY, Kevin J. & SHULMAN, Robert S. A revolução no Marketing - o domínios do mercado através do uso da inteligência em Marketing. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1993.

CHALUB, Samira. Funções da Linguagem. Ática, São Paulo, 1987.

COBRA, Marcos. Marketing básico - uma perspectiva brasileira. São Paulo, Atlas, 1994.

COLFERAI, Sandro Adalberto. “Isolamento revisitado: as disparidades no acesso às tecnologias da Comunicação na Amazônia Brasileira”, apresentado no GT 10 “Comunicación, Tecnologia y Desarrollo” do “XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de La Comunicación” que aconteceu entre os dias 09 e 11 de maio, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

COLFERAI, Sandro Alberto e MONTEIRO, Gilson Vieira. A crise da invenção e a invenção na crise: inferências para uma pesquisa amazônida. Aceito para o simpósio Comunicação e Cultura, durante o 4º SILIC – Simpósio de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser realizado no período de 21 a 24 de agosto de 2013, na Universidade Federal de Rondônia, no campus de Vilhena.

COLFERAI, Sandro Adalberto. MONTEIRO, Gilson Vieira. “Por uma pesquisa amazônica em Comunicação: provocações para novos olhares”, de Gilson Vieira Monteiro e Sandro Alberto Colferai. Capítulo do livro “Comunicação Midiatizada na e da Amazônia”, organizado por Maria Ataíde Malcher, Netília dos Anjos Seixas, Regina Lúcia Ales de Lima e Otacílio Amaral Filho. Belém: Scriba/Fadesp, 2011.

COLFERAI, Sandro Adalberto. Um jeito amazônida de ser mundo – a Amazônia como metáfo- ra do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Socias, Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, 2014.

COLFERAI, S. MONTEIRO, G. Inquietações amazônidas: considerações para uma abordagem enativa da comunicação. Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro, março e abril de 2016.

DANTAS, J. ; MONTEIRO, Gilson . Ecossistemas comunicacionais: uma visão prática . In: Gilson Vieira Monteiro; Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud; Mirna Feitoza Pereira. (Org.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011, v. 1, p. 123-137.

DANTAS, Jane Santos; MONTEIRO, Gilson. Ecossistemas comunicacionais: uma visão prática. In: MONTEIRO, Gilson; ABUDD, Maria Emília de O. Pereira; FEITOZA, Mirna (Orgs). Estudos e Perspectivas dos Ecossistemas na Comunicação. Manaus: Ufam, 2012.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso da informação. São Paulo: Futura, 1998.

ECO, Umberto. Viagem na Irrealidade Cotidiana, 5 ed, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing - análise, planejamento e controle. São Paulo, Atlas, 1995.

LIMA, Kátia de; MONTEIRO, Gilson. Epistemologia ecossistêmica e interdisciplinaridade: uma parceria necessária ao ensino escolar no século XXI. In: Interdisciplinaridade – São Paulo, no. 12, pp. 01-129, abr. 2018. http://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade

KIRPATRICK, David. O efeito facebook. Trad. Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. 416 p.

MARCONDES FILHO, Ciro. O Capital da Notícia - Jornalismo como produção social da segunda natureza. 2 ed. Ática, São Paulo, 1989.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. 3 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

___________. Reflexões: aprendizagem ou deriva ontogênica. Universidade do Chile, 1982.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 9. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 19 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011

____________. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Bertrand Brasil, 2010

_____________. Ciência com Consciência. 14 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

_____________. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do Jornalismo. Editora da UFSC, Santa Catarina, 1992.

MONTEIRO, Gilson (Org.); ABBUD, M. E. O. P. (Org.) ; PEREIRA, M. F. (Org.) . Estudos e perspectivas dos Ecossistemas na Comunicação. 1. ed. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011. v. 1. 281p .

MONTEIRO, Gilson Vieira. “Midias digitais, ecossitemas comunicacionais vivos e o consumo de informações”, apresentado no GT Economía Política de las Comunicaciones do “XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de La Comunicación” que aconteceu entre os dias 09 e 11 de maio, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

MONTEIRO, Gilson Vieira. “Ecossistemas, mídias digitais e o Ecoem da Ufam”, de Gilson Vieira Monteiro, apresentado no 11° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital, realizado no Auditório 2 do Museu Nacional da República, de 2 a 7 de outubro de 2012, em Brasília.

MONTEIRO, Gilson Vieira. “A cultura hacker e as possibilidades da Extensão nas Mídias Digitais”, trabalho apresentado no 5 CBEU – UFRGS – Porto Alegre – 9/11/2011 na Mesa ‘” Fronteiras da cultura”.

MONTEIRO, Gilson Vieira. “Panorama do Rádio em Manaus”. Capítulo do livro “Panorama do Rádio no Brasil, organizado por Nair Prata, Volume 1, Florianópolis: Editora Isular, 2011.

MONTEIRO, Gilson. Ecossistemas comunicacionais: os dispositivos móveis como extensão da mente humana. Conferência de encerramento do "CONGRESSO INTERNACIONAL SMARTPHONES/TABLETS/WEB 2.0/CONVERGÊNCIA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR 2 E 3 DE DEZEMBRO DE 2014.

MONTEIRO, Gilson. Ecossistemas comunicacionais: os dispositivos móveis como extensão do corpo humano. In: CANAVILHAS, J. SATUF, I (ORGs). Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã, ubi, labcom, livros labcom- Portugal – 2015. pp. 43 – 60.

MONTEIRO, Gilson. Mídias Digitais e as tecnologias da sobrevivência. In: Paulus – Revista de Comunicação da FAPCOM. Volume 1 – No 1 – 1 semestre 2017. Páginas 109 a 120.

NASCIMENTO, CMB; MONTEIRO, G. Thiago de Mello na Mídia: poesia viva e insubmissa. II Conferência Sul-Americana – VII Conferência Brasileira. “Amazônia e o direito de comunicar” 17 a 22 de outubro de 2011 - Belém/PA.

PEBORGH, Van Ernesto. Redes: o despertar da consciência planetária. São Paulo: DVS Editora, 2013.

PINHO, J. B. Propaganda Institucional - Usos e funções da Propaganda em Relações Públicas. Summus, São Paulo, 1990.

SANTOS, R. N. M.; DIAS, M. M. K. Gestão da informação estratégica para inovação tecnológica em ambiente de P & D. Brasília: SEBRAE, 1996.

SCHEWE, Charles D. & SMITH Reuben M. Marketing - Conceitos, casos e aplicações, São Paulo, Makron Books, 1982.

SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação? São Paulo: Cidade Nova,1996.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.