ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DE SUPERAR O CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O DITO E O VIVIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53901

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação. Centro Cearense de Idiomas. Covid-19.

Resumo

Considerando o contexto da Pandemia do Covid-19 e os desafios para a implantação do ensino remoto de modo emergencial, o presente texto objetiva compreender o ensino e a aprendizagem de língua inglesa mediados pelas tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19. De abordagem qualitativa, metodologicamente o estudo se utilizou das tecnologias digitais de informação e da comunicação para coletar os dados. Assim, foram analisadas as respostas de quarenta e quatro estudantes de língua inglesa do Centro Cearense de Idiomas – CCI. Para tanto, foi utilizado um questionário online disponibilizado no Google Formulários. O estudo contou ainda com a participação do professor dos referidos discentes, que registrou suas impressões por meio de um diário de formação digital. O conjunto de dados revela que, inicialmente, as aulas foram paralisadas e os estudantes ficaram na ansiedade da retomada. Com o ensino remoto implantado de modo emergencial surgiram desafios como: o estudo e o trabalho nas limitações do ambiente familiar, desconsiderando aspectos e situações pessoais, profissionais e contextuais que influenciam discentes e docentes; a baixa qualidade de equipamentos tecnológicos de boa parte dos discentes para a efetivação das atividades; a constatação de que a formação tecnológica dos docentes não seria suficiente para as exigências do ensino remoto no CCI, desencadeando um movimento de solidariedade entre os pares. Conclui-se que, a despeito das dificuldades enfrentadas, do desgaste físico e mental, os discentes apresentam esperança, satisfação e tranquilidade em relação à vida pessoal e estudantil e os docentes conseguiram motivar e acompanhar os estudantes nesse processo.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Andrade de Sousa, UNILAB / SEDUC CE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará e graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestrando em Ensino e Formação Docente, Professor de Inglês da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Francisco Thiago Chaves de Oliveira, SEDUC CE

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado do Ceará e Coordenador Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas e áreas de estudo: linguística, formação de professores, letras, comunicação, análise do discurso, produção de texto e tecnologias e ensino. Também é professor da Unifanor Brasil na área de Língua Portuguesa, Comunicação Organizacional e Práticas de Negociação, desenvolvendo atividades docentes e orientações de pesquisa e projetos Interdisciplinares. Academicamente, nos últimos dez anos, tem pesquisado sobre literatura, gêneros textuais e processos comunicativos, formação de professores e novas tecnologias educacionais. Pesquisa temas ligados a cultura brasileira, principalmente a literatura e música popular brasileira. Desempenha também atividades em EAD e desenvolvimento de materiais didáticos e práticas de ensino utilizando recursos tecnológicos. No setor público possui experiência em processos de licitação, gestão, coordenação e formação de professores.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DE SUPERAR O CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O DITO E O VIVIDO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 141–160, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53901. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53901. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática