ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DE SUPERAR O CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O DITO E O VIVIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53901

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação. Centro Cearense de Idiomas. Covid-19.

Resumo

Considerando o contexto da Pandemia do Covid-19 e os desafios para a implantação do ensino remoto de modo emergencial, o presente texto objetiva compreender o ensino e a aprendizagem de língua inglesa mediados pelas tecnologias digitais no contexto da pandemia do Covid-19. De abordagem qualitativa, metodologicamente o estudo se utilizou das tecnologias digitais de informação e da comunicação para coletar os dados. Assim, foram analisadas as respostas de quarenta e quatro estudantes de língua inglesa do Centro Cearense de Idiomas – CCI. Para tanto, foi utilizado um questionário online disponibilizado no Google Formulários. O estudo contou ainda com a participação do professor dos referidos discentes, que registrou suas impressões por meio de um diário de formação digital. O conjunto de dados revela que, inicialmente, as aulas foram paralisadas e os estudantes ficaram na ansiedade da retomada. Com o ensino remoto implantado de modo emergencial surgiram desafios como: o estudo e o trabalho nas limitações do ambiente familiar, desconsiderando aspectos e situações pessoais, profissionais e contextuais que influenciam discentes e docentes; a baixa qualidade de equipamentos tecnológicos de boa parte dos discentes para a efetivação das atividades; a constatação de que a formação tecnológica dos docentes não seria suficiente para as exigências do ensino remoto no CCI, desencadeando um movimento de solidariedade entre os pares. Conclui-se que, a despeito das dificuldades enfrentadas, do desgaste físico e mental, os discentes apresentam esperança, satisfação e tranquilidade em relação à vida pessoal e estudantil e os docentes conseguiram motivar e acompanhar os estudantes nesse processo.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Andrade de Sousa, UNILAB / SEDUC CE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará e graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestrando em Ensino e Formação Docente, Professor de Inglês da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Francisco Thiago Chaves de Oliveira, SEDUC CE

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado do Ceará e Coordenador Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas e áreas de estudo: linguística, formação de professores, letras, comunicação, análise do discurso, produção de texto e tecnologias e ensino. Também é professor da Unifanor Brasil na área de Língua Portuguesa, Comunicação Organizacional e Práticas de Negociação, desenvolvendo atividades docentes e orientações de pesquisa e projetos Interdisciplinares. Academicamente, nos últimos dez anos, tem pesquisado sobre literatura, gêneros textuais e processos comunicativos, formação de professores e novas tecnologias educacionais. Pesquisa temas ligados a cultura brasileira, principalmente a literatura e música popular brasileira. Desempenha também atividades em EAD e desenvolvimento de materiais didáticos e práticas de ensino utilizando recursos tecnológicos. No setor público possui experiência em processos de licitação, gestão, coordenação e formação de professores.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Referências

ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. In: Almeida, Nanci Aparecida de. Tecnologia na Escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ANADÓN, Marta. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. Senhor do Bomfim, BA: UNEB/UQAC, 2005.

BARBOSA, Lidiane Gonçalves. Como promover a interatividade por meio das mídias nas aulas de Língua Inglesa. 2012. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0151.html Acesso em 17 jul. 2020.

BEAUGRANDE, Robert de. Cognition and technology in education: knowledge and

information – language and discourse. International Journal of Cognitive Technology.

Vol. 1, n. 2, 2002.

BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza Godoy. Infância, mídias e aprendizagens, autodidaxia e colaboração. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf > Acesso em: 7 jul. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Resolução 510/2016. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Lei Nº. 13.982, de 2 de abril de 2020. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2020.

BRITISH COUNCIL. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisa Data Popular. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2014. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf>. Acesso em 18 jul. 2020.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2011.

CEARÁ. Edital de seleção nº 01/2020. Portaria nº 1493/2019. Edital de Seleção de estudantes no CCI Maracanaú, destinado ao ingresso no módulo I. Disponível em: <https://crede01.seduc.ce.gov.br/images/CCI_Centro_Idiomas/Editais_2020/EDITAL-matriculaCCI_m%C3%B3d_I.pdf> Acesso em: 03 ago. 2020.

DAY, Kelly Cristina Nascimento; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães. O ensino de línguas estrangeiras no Brasil: Questões de ordem político-linguísticas. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n1p560> Acesso em: 28 jul. 2020.

EDUCATION FIRST. EF English Proficiency Index A Ranking of 100 Countries and Regions by English Skills Disponível em: <https://www.ef.co.uk/__/~/media/centralefcom/epi/downloads/full-reports/v9/ef-epi-2019-english.pdf>. Acesso em 01 ago. 2020.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de Professores: Caminhos e Descaminhos da Prática. Brasília: Líber Livro, 2008.

KEARSLE, Greg. Educação online: aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.

LAPA, Andréa Brandão; LACERDA, Andreson Lopes; COELHO, Isabel Colucci. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Inclusão Social, v. 10, n. 1, Disponível em < http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170> Acesso em :15 jul. 2020

LEFFA, Vilson José. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

LISTER, Martin; DOVEY, Jon; GIDDINGS, Seth; GRANT, Iain; KELLY, Kieran. New Media: a critical introduction. 2. ed. New York: Routledge, 2009.

LOPES, Diana Vasconcelos. As Novas Tecnologias e o Ensino de Línguas Estrangeiras. Revista Científica Tecnologus, 2012. Disponível em: http://www.unibratec.edu.br/tecnologus/wp-content/uploads/2012/08/tecnologus_edicao_06_artigo_01.pdf Acesso em 01 jun. 2020.

OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes, 2005.

OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de; CAMPOS, Francini Mengui. Tecnologia na Educação: a aprendizagem da Língua Inglesa por meio da rede social LiveMocha. Educação, Cultura e Comunicação, Lorena, v. 4, n. 7, p.49-62, jan./jun. 2013. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/565. Acesso em: 25 jul. 2020

POLIDÓRIO, Valdomiro. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, nov. 2014. ISSN 1982-5935. Disponível em: <http://131.255.84.97/index.php/travessias/article/view/10480/7838>. Acesso em: 20 jul. 2020.

PRETTO, Nelson de Luca. BONILLA, Maria Helena Silveira. SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Edição do autor, Salvador, 2020.

SILVA, Elizabeth Lavalle Farah. Abordagem comunicativa para o ensino da segunda língua – uma análise da sua aplicabilidade. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7583.pdf

SILVA, Leo Victorino da. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários - REU. Sorocaba, V.46, p.143-159. Nº 1. Junho de 2020. Disponível em : http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3955 Acesso em 05 ago. 2020.

SCHÜTZ, Ricardo. Motivação e Desmotivação no Aprendizado de Línguas. English Made in Brazil. 2003. Disponível em: <https://www.sk.com.br/sk-motiv.html> Acesso em: 31 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DE SUPERAR O CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O DITO E O VIVIDO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 141–160, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53901. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53901. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática