INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53886

Palavras-chave:

Aprendizagem de línguas mediada por computador. Língua Inglesa. Comunicação mediada por computador. Aprendizagem de língua estrangeira.

Resumo

Reconhecendo o potencial da comunicação mediada por computador (CMC) e, mais especificamente, do intercâmbio virtual para a aprendizagem de línguas estrangeiras, este estudo de caso descritivo e de cunho etnográfico tem como objetivo investigar como a participação em um intercâmbio virtual (O’DOWD, 2018) pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de Letras em uma universidade federal. A pesquisa tem como contexto o Projeto International Virtual Exchange (IVE), desenvolvido pelo Mororan Institute of Technology, no Japão, que utiliza a plataforma Moodle para as interações entre estudantes universitários de cursos de inglês como língua estrangeira em diferentes países na Ásia, Europa e América do Sul a partir do uso do inglês como língua franca (HAGLEY, 2017). O estudo buscou identificar o engajamento e participação dos estudantes brasileiros no intercâmbio virtual e a sua percepção em relação às contribuições do intercâmbio para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa. A aquisição de vocabulário e o uso de tecnologias digitais foram identificadas como principais contribuições do projeto para a aprendizagem da língua inglesa.

Biografia do Autor

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1996) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ (2007). Doutora em Lingística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Tecnologia e Educação (LingNet/UFRJ) e Núcleo de Estudos Críticos em Linguagem, Educação e Sociedade (NUCLES) com investigação nas áreas de formação de professores para uso de TDICs, Novos Letramentos, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Comunidades Virtuais e Sites de Redes Sociais.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 58–82, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53886. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

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Artigo Seção Temática