TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: ANÁLISE DE 2005 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53858Palavras-chave:
Formação de professores de língua portuguesa, Tecnologias educacionais, . ENADE, CiberculturaResumo
O foco deste estudo é analisar como são avaliados os professores de língua em formação, no que diz respeito às tecnologias educacionais, nas provas do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) para o curso de Licenciatura em Letras, considerando o contexto da cibercultura. O objetivo do ENADE é verificar o rendimento dos alunos em comparação às diretrizes curriculares do curso. O corpus foi composto dos documentos publicados pelo INEP para a realização das avaliações e das provas aplicadas aos estudantes, nos anos de 2005 a 2017, bem como as diretrizes que norteiam o curso. A base teórica pautou-se em Brito e Purificação (2015), Kenski (2012), Moran, Mazetto e Behrens (2013) e Garcia-Vera (2003), Lévy (2010) e Lemos (2003), tem-se ainda os verbetes do Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância organizado por Daniel Mill (2018). Foi realizada a análise de conteúdo do corpus a partir das categorias criadas, considerando a metodologia proposta por Bardin (2016). Confirmou-se a existência de questões que abordam a temática tecnologias educacionais e que ao longo dos anos houve uma preocupação em avaliar o entendimento dos professores de língua em formação para além da inserção de equipamentos nos ambientes de ensino. Percebeu-se ainda um aumento quantitativo e qualitativo ao longo dos anos em relação às questões aplicadas; temas foram incluídos e foi exigido dos licenciandos uma reflexão sobre a relação entre conteúdos e metodologias no ensino de línguas concernente às tecnologias educacionais.Referências
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