TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: ANÁLISE DE 2005 A 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53858

Palavras-chave:

Formação de professores de língua portuguesa, Tecnologias educacionais, . ENADE, Cibercultura

Resumo

O foco deste estudo é analisar como são avaliados os professores de língua em formação, no que diz respeito às tecnologias educacionais, nas provas do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) para o curso de Licenciatura em Letras, considerando o contexto da cibercultura. O objetivo do ENADE é verificar o rendimento dos alunos em comparação às diretrizes curriculares do curso. O corpus foi composto dos documentos publicados pelo INEP para a realização das avaliações e das provas aplicadas aos estudantes, nos anos de 2005 a 2017, bem como as diretrizes que norteiam o curso. A base teórica pautou-se em Brito e Purificação (2015), Kenski (2012), Moran, Mazetto e Behrens (2013) e Garcia-Vera (2003), Lévy (2010) e Lemos (2003), tem-se ainda os verbetes do Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância organizado por Daniel Mill (2018). Foi realizada a análise de conteúdo do corpus a partir das categorias criadas, considerando a metodologia proposta por Bardin (2016). Confirmou-se a existência de questões que abordam a temática tecnologias educacionais e que ao longo dos anos houve uma preocupação em avaliar o entendimento dos professores de língua em formação para além da inserção de equipamentos nos ambientes de ensino. Percebeu-se ainda um aumento quantitativo e qualitativo ao longo dos anos em relação às questões aplicadas; temas foram incluídos e foi exigido dos licenciandos uma reflexão sobre a relação entre conteúdos e metodologias no ensino de línguas concernente às tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Daíne Cavalcanti da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Graduada em Letras Português Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Paranaense (2008) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2017). Docente de cursos de graduação a distância, principalmente, na área de metodologia de ensino e tecnologias educacionais. A produção trata principalmente dos seguintes temas: tecnologia, livro didático, língua portuguesa, gêneros discursivos, formação de professores e educação a distância.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná


Graduada em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do Paraná atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordena o GEPPETE Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais. 

 

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

SILVA, Daíne Cavalcanti da; BRITO, Glaucia da Silva. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: ANÁLISE DE 2005 A 2017. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 308–340, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53858. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53858. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática