APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CARTOGRAFIA COGNITIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA AGRINHO COM BASE NO PENSAMENTO COMPLEXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53643

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Cartografia Cognitiva, Educação Ambiental, Formação de Professores, Pensamento Complexo, Programa Agrinho.

Resumo

O Programa Agrinho, concebido em 1995, defende uma educação crítica, criativa e reflexiva a fim de que os docentes e os discentes adquiram autonomia, tornando-se pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. O referido programa oferta cursos de formação permanente a professores com o objetivo de incentivá-los à pesquisa por meio de uma proposta pedagógica baseada no pensamento complexo. Os cursos de formação permanente na modalidade de educação a distância (EAD), porém, consolidaram-se somente em 2012 e desde então vêm preparando os docentes para questões ambientais, bem como para temas de relevância social da contemporaneidade. Por conseguinte, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os princípios do pensamento complexo se fazem presentes nos cursos de formação permanente ofertados pelo Programa Agrinho, na modalidade de EAD, a professores tanto da rede pública como privada. Este trabalho classifica-se como um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa, uma vez que os dados foram coletados a partir de experiências obtidas por intermédio de diferentes cursos fornecidos pelo Programa Agrinho na modalidade de EAD, que visam à formação permanente de professores pesquisadores, críticos, reflexivos e atentos às temáticas ambientais por meio das estratégias pedagógicas de Aprendizagem Colaborativa e de Cartografia Cognitiva, que incentivam a colaboração e a construção de Mapas Conceituais.

Biografia do Autor

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Jéssica Karollayne Pinheiro Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação com mérito acadêmico por ter obtido melhor desempenho da turma de 2016 do curso de Letras - Português e Espanhol, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi monitora bolsista do Programa de Monitoria da PUCPR das disciplinas de Morfologia da Língua Portuguesa e Iniciação à Sintaxe da Língua Portuguesa. Atuou como aluna bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da PUCPR no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no período de 2013 a 2016, desenvolvendo projetos de ensino e aprendizagem da disciplina de língua espanhola para alunos da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Também foi colaboradora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCPR no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, no período de 2015 a 2016, desenvolvendo pesquisas na área de linguística. Possui especialização em Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros, pela Faculdade UnYLeYa (2018). Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela PUCPR.

Rafael Augusto Camargo

Doutorando em Educacão pela PUCPR, Mestre em Educacão - PUCPR, especialização em Gestão do Design e graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Ilustrador Membro da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Vencedor do Salão Internacional de Desenho para Imprensa - Porto Alegre. 2009. Desenvolve o Projeto Super Normais -Tiras em Quadrinhos como ferramenta de Educação Inclusiva. (desde 2012) Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, nas disciplinas relacionadas à arte, projeto e criatividade. (desde 2014) Trabalhos publicados nas revistas Super Interessante, Mundo Estranho, FolhaOnLine, Editoras Abril, Moderna e Richmond. Participante do IDDS Amazon 2016 - Integrante da rede IDIN - International Development Innovation Network (MIT).(desde 2016) Voluntário na Comunicação (VCC - Venue Communication Center) - Paralimpíadas Rio 2016 Facilitador Visual TEDx Paris 2017 e TEDx Blumenau 2017.

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Orgs.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores associados, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 31 out. 2018.

CAMPOS, Fernanda Cláudia Alves et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CAPRA, Fritjof. Ecologia profunda – um novo paradigma. In: CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996, pp. 23-45.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GASPAR, Maria Ivone (Org.). Ensino a distância e ensino aberto: paradigmas e perspectivas. In: GASPAR, Maria Ivone (Org.). Discursos: perspectivas em educação, n.º especial da revista Discursos. Lisboa: Gráfica Europam, 2001, pp.67-76.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

KUHN, Thomas. A natureza e a necessidade das revoluções científicas. In: KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003, pp. 125-145.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVII, n. 1, pp. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1986, pp. 11-44.

MARCELO, Carlos García. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

MARRIOTT, Rita; TORRES, Patrícia Lupion. Mapas conceituais uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. In: TORRES, Patrícia Lupion. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR - PR, 2015.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Orgs.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes necessários e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PAPANEK, Victor. Design for the real world. New York: Pantheon Books, 1971. Disponível em: <<http://playpen.icomtek.csir.co.za/%7Eacdc/education/Dr_Anvind_Gupa/Learners_Library_7_March_2007/Resources/books/designvictor.pdf&gt>. Acesso em: 29 jan. 2018.

PIMENTEL, Mariano. Estudo de caso em sistemas colaborativos. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo (Orgs.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, pp. 433-448.

PRETI, Oreste (Org.). Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: PRETI, Oreste (Org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT, 1996, pp. 15-56.

SANTOS, Robson, OLIVEIRA, Suzana. Paradigmas educacionais e suas influências na formação e na prática pedagógica de professores. Revista Interface, Goiás, v.00, n. 10, pp. 251-261, dez. 2015. Disponível em:<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1962/8617>. Acesso em: 26 mai. 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, pp. 05-24, jan./abr. 2000. Disponível em:<http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/jurema/materiais/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patrícia Lupion. (Org.). Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. 1. ed. Curitiba: SENARPR, 2014, pp. 61-93.

TORRES, Patrícia Lupion; MARRIOTT, Rita de Cassia Veiga. A aprendizagem colaborativa no LOLA. In: SANTOS, Edmea; ALVES, Lynn (Orgs.). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006, pp. 161-181.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

TORRES, Patrícia Lupion; LOPES, Jéssica Karollayne Pinheiro; CAMARGO, Rafael Augusto. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CARTOGRAFIA COGNITIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA AGRINHO COM BASE NO PENSAMENTO COMPLEXO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 272–293, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.53643. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53643. Acesso em: 29 mar. 2024.