TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Renato Pinheiro da Costa Universidade Federal do Pará/Professor
  • Élida Estevão Cassimiro
  • Rozinaldo Ribeiro da Silva Universidade Federal do Pará/Professor

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53068

Palavras-chave:

Educação Básica. Tecnologia Educacional. Método de ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta como tema o uso das tecnologias no desenvolvimento do processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, objetiva compreender como as tecnologias contribuem para o desenvolvimento do processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de identificar as tecnologias mais utilizadas como metodologias de ensino no processo de alfabetização. No tocante da discussão foi possível identificar as tecnologias mais utilizadas como metodologias de ensino no processo de alfabetização e ao mesmo tempo, relatar os obstáculos existentes na prática educativa, quanto à utilização das tecnologias pelos professores na sala de aula destacando a importância dos materiais educativos digitais e práticas pedagógicas inovadoras para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Como metodologia pautamo-nos no método de pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica, onde autores como Santos (2010), Didonet (2003), Kenski (2011), Moran (2006) e Maesta (2011), foram utilizados como aporte teórico. Desse modo considerou-se que a tecnologia aplicada ao ensino escolar visa à consolidação da prática educativa de qualidade e promoção da democratização ao acesso à informação e ao conhecimento, além de melhorar os resultados diante o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental.

Biografia do Autor

Renato Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Pará/Professor

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Especialista em História e Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará -UFPA na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores; Doutor em Educação da linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Ensino de História e Saberes Escolares (SABHER). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Pesquisas em Educação e Currículo-NEPEC. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA, com ênfase na investigação e estudo da História da Educação, História das Instituições Escolares, EJA, Tecnologia da Educação, Currículo e Formação de Professores. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) - Campus UFPA de Ananindeua. Professor da Faculdade de Educação - Campus UFPA de Altamira/Pa.

Élida Estevão Cassimiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Campus de Altamira.

Rozinaldo Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Pará/Professor

Possui Graduação em Pedagogia (conclusão 1999) e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Pará (conclusão 2005). É professor efetivo da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira-UFPA/Faculdade de Educação na disciplina Política e Legislação da Educação entre outras. Foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Formação de Professores/Parfor-PoloAltamira. É representante docente no Conselho Deliberativo do Campus de Altamira. Tem experiência em Educação Básica (Prefeitura Municipal de Altamira/Pa e SEDUC/Pa) e Superior, tendo sido Professor Substituto da Universidade Federal do Pará por duas vezes (nos campi de Soure, Breves, Itaituba, Altamira e Abaetetuba). Atua, principalmente, nos temas Trabalho, Educação e Saúde, Educação e Emancipação, Legislação Educacional, Política Educacional e Formação de Professores. Ocupou, também, o cargo de Assessor Técnico (Chefe de Gabinete) da Delegacia Regional do Trabalho no Pará (MTE/DRT/Pa), Assessor da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários do Estado do Pará. É pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará-GEPTE/UFPA. Também é pesquisador cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq Trabalho, Educação e Educação Profissional. No Campus Universitário de Altamira, desenvolve Projeto de Pesquisa intitulado: A Situação de Trabalho dos Profissionais da Educação de Altamira. Na sua fase juvenill universitária, participou da organização politica da juventude altamirense, Foi membro do CA de Pedagogia e do Diretório Acadêmico do Campus, representando os estudantes nos 44, 45 e 46 Congressos da União Nacional dos Estudantes/UNE

Referências

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. ProInfo: Informática e Formação de Professores. vol. 2 Série de Estudos Educação a Distância Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

ANDRADE. A. P. R. O uso das Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-computador-e-internet. Acessado em 25/04/2018.

ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. São Paulo: Cortez, 2010.

AZANHA, José Mário Pires. "Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica". Educação e Pesquisa 30.2 (2004): 369-378.

Mercado, Luís Paulo Leopoldo. "Formação docente e novas tecnologias." IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, centro gráfico, 1988.

BRASIL. LDB 9694/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília; MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE de 2015, disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acessado em 31/05/2018.

DIDONET, Vidal. Não há educação sem cuidado In: Revista Pátio de Educação Infantil. Abr/jul: Porto Alegre, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completem. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias o Novo Ritmo da Informação. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2007.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.). Ludopedagogia – ensaios 1; educação e ludicidade. Salvador: ed. Gepel, 2000.

Disponível em: http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade. Acessado em 06/02/2018.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

MAESTA, Valéria. As influências da tecnologia na educação. Ano de publicação: 2011. Disponível em: www.webartigos.com. Acessado em 09/04/2018.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. Alagoas,1998. Disponível em: http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/210M.html. Acesso em 12/06/2018.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6ª Ed. Campinas: Papirus, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PRETTO, Nelson de Luca (org.). Globalização & Organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade monetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

PRETTO, Nelson de Luca. Cultura digital e educação: redes já! In PRETO, N e SILVEIRA, S. A. (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Edufba, 2008. Disponível em: http://rn.softwarelivre.org/alemdasredes/2008/08/26/lancado-e-disponibilizado-olivro-do-alem-das-redes-de-colaboracao/. Acessado em 27/03/2018.

PROINFO: Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

PRIETO, Lílian Medianeira, TREVISAN, Maria do Carmo Barbosa; DANEZI, Maria Isabel; FALKEMBACK, Gilse A M. O uso das tecnologias digitais em atividades Didáticas nas séries iniciais. Renote Revista Novas Tecnologias na Educação, www.cinted.ufrgs.br/renote, v. 03, n.01, 2005.http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13934/7837. Acessado em 05/01/2018.

SANTOS, Giselle Mendes dos. O processo de Alfabetização na Educação Infantil: percursos de uma professora-pesquisadora. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 2010.

SILVA, Solimar Patriota. Letramento digital e formação de professores na era da web 2.0: o que, como e por que ensinar? Hipertextus Revista Digital, n.8, Jun. 2012. Disponível em: http://www.hipertextus.net. Acedido em 12/05/2018.

SILVA, Bento Duarte da. A inserção das tecnologias de informação e comunicação no currículo – repercussões e exigências na profissionalidade docente. In: MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes de (Orgs.) Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Editora, 2002

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br, http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acessado em 05/01/2018.

TREINTA, FARIAS FILHO, SANT’ANNA et al. (2014). Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, July/Sept. 2014 doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132013005000078.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v24n3/aop_prod0312.pdf. Acessado em 05/01/2018.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

DA COSTA, Renato Pinheiro; CASSIMIRO, Élida Estevão; DA SILVA, Rozinaldo Ribeiro. TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–116, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.53068. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53068. Acesso em: 25 abr. 2024.