DESIGNER EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os desafios que envolvem o trabalho do Designer Educacional (DE), na educação presencial, como multiplicador de conhecimentos sobre tecnologias digitais em uma proposta de formação continuada de professores. Para tanto, são analisados os dados obtidos por meio da literatura e de um curso de extensão híbrido proposto por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com uma escola de ensino regular, visando fomentar a colaboração entre DE e docentes que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental. Desta forma, a formação proposta teve como foco o ensino híbrido aliado as tecnologias digitais: Edpuzzle e Google Classroom. A pesquisa trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, possuindo análises de cunho descritivo a partir de observação-participante. Os resultados indicaram a indispensabilidade de conhecimentos pedagógicos associados às habilidades instrumentais do DE, bem como desafios formativos e burocráticos relacionados ao trabalho docente que impactam diretamente na atuação do DE.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreira. Informática Educativa em Ato: formação de docentes na educação básica em tempos de educação online. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL ABCIBER, 2016, São Paulo, Anais, PUC São Paulo, 2016, pp. 1-17. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2019.
BAIRRAL, Marcelo Almeida. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007.
BARDY, Livia Raposo; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. Designer Educacional: a importância desse profissional. Colloquium Humanarum, v. 13, n. especial, p. 244-248, dez. 2016.
BRASIL; Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: educação é a base.
Brasília, DF, 2018.
CAIXETA, Humberto Campos; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. O papel do professor de informática educacional. Linguagem Acadêmica, v. 2, n. 2, p. 195-208, jul./dez. 2012.
CBO. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO. 3ª ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010.
CHRISTENSEN, Clayton; HORN, Michael; STAKER, Healther. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: < https://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2019.
COSTA, Rosana Magnani da. O professor orientador de informática educativa: o curador de TDIC na Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
KENSKI, Vani. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5.ed.Campinas: Papirus, SP, 2009.
LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación em Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOURA, Adelina. Aprendizagem móvel e ferramentas digitais para inovar em sala de aula. In: SOUZA, Karine Pinheiro; RIBEIRO, Renata Aquino; SANTIAGO, Catarina Tavares; AMORIM, Rosendo Freitas (Org.). Jornadas Virtuais: vivências práticas das tecnologias educativas. Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC; Fortaleza: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, 2016.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Renote, v. 14, n. 2, p. 1–10, dez. 2016.
SILVA, Andreza Regina Lopes da. Design educacional para a gestão de mídias do conhecimento. 353f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
SILVA, Andreza Regina Lopes da; SPANHOL, Fernando José. Design Instrucional e Construção do Conhecimento na EaD. Jundiaí: Paco Editorial, 2014
SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro. O Designer Educacional para a Modalidade a Distância em uma Perspectiva Inclusiva: contribuições para/na formação docente. 310f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51634
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.